Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda-feira

Idosos e trabalhadores da saúde serão contemplados na primeira etapa da imunização, que estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)


Por Carolina Leonel

31/03/2022 às 17h04- Atualizada 31/03/2022 às 17h08

A partir da próxima segunda-feira (4) tem início a Campanha de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe. Este ano, a previsão é de que a ação se estenda até 3 de junho. Em Minas Gerais, a estimativa do Governo estadual é de que 8.299.488 pessoas estejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação. A imunização tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha terá duas etapas: a primeira fase vai até 30 de abril e será direcionada a idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, entre 2 de maio e 3 de junho, as doses serão direcionadas ao público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. O Dia D de mobilização nacional está marcado para 30 de abril. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.

PUBLICIDADE

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, mesmo quem se imunizou contra Influenza em 2021, se faz parte dos grupos prioritários da campanha deste ano, deve tomar a vacina novamente.
“A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A vacinação anual previne as formas graves da doença, reduzindo o impacto sobre o sistema de saúde, principalmente neste momento de pandemia que estamos enfrentando. A meta é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários”, afirma a coordenadora. A SES-MG afirmou que já iniciou a distribuição do imunizante para as Unidades Regionais de Saúde.

Óbitos por Influenza já superam os de 2021

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021 foram aplicadas 4.541.451 doses da vacina contra a Influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos). A cobertura foi de 79,2% desse público. De acordo com a SES, também no ano passado, foram notificados 362 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 47 óbitos. Em 2022, até o momento, são 341 casos notificados da doença e 56 óbitos. A SES-MG reforça que os dados são parciais e sujeitos à alteração.

Cronograma
Primeira etapa – de 4 a 3 de abril
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – de 2 de maio a 3 de junho
– Crianças (6 meses a < de 5 anos);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.