Vacinação contra Covid-19 será retomada em todas as UBSs a partir desta segunda
Postos instalados no Colégio Jesuítas e na Praça CEU foram suspensos
A partir desta segunda-feira (7), todas as 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltarão a aplicar doses de vacina contra a Covid-19, além do Espaço Cidade e da Escola Municipal Tancredo Neves, no Bairro São Pedro, Cidade Alta. Já os pontos de vacinação no Colégio Jesuítas e na Praça CEU foram suspensos.
Pela manhã, das 8h às 10h30, a vacinação é para as crianças, e, na parte da tarde, das 13h às 16h, para os adultos nas UBSs e na Escola Municipal Tancredo Neves. Já no Espaço Cidade, a aplicação acontece das 8h às 11h para as crianças e das 13h às 19h para os adultos. No Departamento de Saúde do Idoso (DSI), local em que a imunização é exclusiva para o público de 60 anos ou mais, o atendimento ocorre das 8h às 11h.
A recomendação é a de que todas as pessoas que já receberam a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses, procurem um posto de vacinação para ter acesso à dose de reforço e aumentar a sua proteção contra o vírus. As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua.
A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante em 20 de outubro ou antes. Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.
De acordo com a Prefeitura, as segundas doses de AstraZeneca, conforme a data descrita no cartão de vacina, serão disponibilizadas no Espaço Cidade, assim como as segundas doses da Coronavac, que são aplicadas exclusivamente no Espaço Cidade. No mesmo ponto também são disponibilizadas as segundas doses da vacina da Janssen. Pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 17 de janeiro ou antes podem procurar um dos postos de imunização para receber a segunda.
As doses de reforço são destinadas às pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda há quatro meses ou mais. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber a dose de reforço, e a quarta dose deve ser aplicada para este público quatro meses após a terceira dose.
As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento.
Os indivíduos que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência. A Prefeitura reitera a necessidade de entrega da ficha de vacinação impressa e preenchida. O modelo está disponível no site da Prefeitura.
Todas as crianças com 5 anos ou mais que não receberam a primeira dose contra o coronavírus podem ir até uma das 35 UBSs espalhadas pela cidade, das 8h às 10h30, tanto para aplicação contra a Covid-19, quanto para as vacinas de rotina. O intervalo entre a primeira e segunda aplicação da Covid-19, inicialmente, será de oito semanas, com a Pfizer e de 28 dias com a Coronovac. A recomendação de entrega da ficha de vacina preenchida também vale para os pequenos.
Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil contra o coronavírus. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local, após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações.
Tópicos: coronavírus / vacina