Comunicação assertiva: conheça a importância dessa habilidade para profissionais e empresas

comunicação assertiva é um modo de transmitir informações, colocando em prática a habilidade em comunicar-se e relacionar-se com as pessoas com objetividade, segurança e posicionamento, de forma que assim consiga conquistar a colaboração e a atenção de todos.

Por Marcelle Larcher

21/01/2022 às 16h20 - Atualizada 21/01/2022 às 16h20

De que forma você se comunica? Você sabia que a resposta para essa pergunta pode dizer muito sobre o tipo de profissional que você é?

Existem muitas maneiras de um profissional se destacar no mercado de trabalho, mas nada é tão básico e essencial como a forma de se comunicar, por isso, hoje quero te mostrar como a comunicação assertiva é uma das principais habilidades de profissionais de sucesso.

PUBLICIDADE

Aqueles que entendem e praticam uma comunicação assertiva, conseguem se diferenciar pela sua capacidade em transmitir informações com clareza, e possuírem um bom relacionamento interpessoal, consequentemente, tudo isso implica diretamente no alcance de seus objetivos com muito mais produtividade e efetividade.

É certo que além de uma realidade, uma tendência para o mercado de trabalho do futuro é que profissionais adotem cada vez mais esse tipo de comunicação e desenvolvam essa habilidade. 

Vamos então entender o que é a comunicação assertiva?

Entendendo a comunicação assertiva

Podemos entender a assertividade como um comportamento direto, verdadeiro e dinâmico, pessoas que conseguem desenvolver essa característica em sua forma de se comunicar conseguem transmitir mensagens/informações com muito mais clareza, dizendo exatamente o que pretendem dizer, mas claro, respeitando a individualidade e o espaço do outro.

Em sua definição, comunicação assertiva é um modo de transmitir informações, colocando em prática a habilidade em comunicar-se e relacionar-se com as pessoas com objetividade, segurança e posicionamento, de forma que assim consiga conquistar a colaboração e a atenção de todos.

Assertivo não é agressivo

É muito importante que você em hipótese alguma confunda um posicionamento firme com uma verdade absoluta ou com um tom de superioridade.

Isso pode levar a uma comunicação ríspida e agressiva, causando conflitos e gerando ruídos, o que é definitivamente o contrário da comunicação assertiva que tem como proposta sempre encontrar as palavras certas, de forma firme, mas respeitosa.

A comunicação assertiva no ambiente organizacional

No contexto empresarial, a comunicação por muitas vezes é um dos principais gargalos, o que é um grande problema, pois é o tipo de coisa que pode causar inúmeros erros de execução, dificuldade no alinhamento de demandas, necessidade de retrabalho e etc. Consequências essas que terminam por prejudicar relacionamentos, desgastando a equipe e limitando o alcance de resultados.

Para compreender tudo isso, na prática, imagine o seguinte exemplo: um gestor responsável por determinado projeto/demanda precisa orientar seu time a respeito de uma nova forma de executar determinada tarefa, ele precisa dessa mudança de rota para atingir os resultados esperados, mas não consegue ter clareza ao passar essas informações, falta assertividade! O seu time então seguirá sem executar as mudanças como deveriam.

Em contrapartida, se a comunicação com esse grupo for realizada de forma assertiva todos vão ter o entendimento de como proceder a partir daí, tornando-se mais produtivos e efetivos.

Para conquistar isso, no ambiente de trabalho, o gestor deve saber se comunicar, sendo direto ao dar um feedback para os colaboradores, didático ao apontar eventuais erros e o que deve ser melhorado, podendo até mesmo sugerir uma alternativa.

Ao mesmo tempo, ele pode finalizar sua comunicação dizendo que confia no trabalho do colaborador e acredita que ele pode entregar algo melhor ou correto.

O conteúdo continua após o anúncio

Ou seja, não é sobre apontar um erro ou fazer acusações, e sim sobre explicar que o trabalho não foi executado como o esperado, oferecendo uma solução e, ao mesmo tempo, reforçando a confiança que tem no trabalho dele.

Na prática! Comportamentos de profissionais que se comunicam assertivamente

Sente que ainda precisa desenvolver essa habilidade? Então veja essas dicas práticas que vão ajudar no seu desenvolvimento:

  • Pratique a escuta ativa! Ouça genuinamente o que o outro está falando.
  • Seja sempre direto para não parecer que está inseguro, com medo ou dando voltas na situação sem necessidade. Qual informação você precisa comunicar?
  • Cuidado para não ter uma expressão corporal agressiva e intimidadora.
  •  Seja empático! Pense em como você estaria no lugar da outra pessoa.
  • Tenha certeza de que o outro está acompanhando o seu raciocínio.
  • Use sempre a mesma linguagem de quem está conversando para gerar entendimento.

Ser assertivo é algo que com certeza, agrega benefícios para qualquer indivíduo, em qualquer ângulo da sua vida.

Como pessoa, fará com que você se sinta melhor e até menos estressado e ansioso, já que é uma maneira de você conseguir lidar melhor com a sua comunicação. Lembre-se a comunicação assertiva é você poder: expressar sentimentos, dizer não, criticar sem se sentir culpado, fazer pedidos, mudar de opinião.

Como profissional é algo que vai te destacar no mercado de trabalho, visto que a utilização de uma comunicação assertiva é uma das principais armas que uma empresa tem à disposição, para mediar conflitos, corrigir problemas e motivar equipes.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também