Valores e propósitos: você conhece a importância desses dois pilares para pessoas e empresas?

Quando falamos de valores e propósitos pessoais, estamos falando de uma jornada que pauta nossa existência, gostos e preferências, atitudes e ações.

Por Marcelle Larcher

10/12/2021 às 08h09 - Atualizada 10/12/2021 às 08h11

Nós fomos ensinados que existe uma receita pronta para a felicidade e satisfação pessoal: relacionamentos que prezamos, um trabalho que gostamos de fazer, o cargo dos nossos sonhos, bens que conquistamos e tudo mais.

E sim, quando nos sentimos realizados de tal forma, estamos felizes, mas a verdadeira questão aqui, é que tudo isso é o resultado de uma jornada que começa no autoconhecimento. Neste sentido, tudo o que fazemos, aonde chegamos, como chegamos e, principalmente, porquê chegamos, passa pela consciência sobre os nossos valores e o nosso propósito.

PUBLICIDADE

Ambos são pilares da nossa construção como pessoa e servem como um verdadeiro mapa de nós mesmos.

Vamos começar então entendendo o que são valores e propósito?

O que são valores?

Podemos definir valores como o conjunto de princípios que orientam, guiam e moldam o nosso comportamento e influenciam as nossas condutas e ações, gerando impactos internos e externos, que podem ser positivos ou negativos conforme o contexto ou a escolha no momento.

Os nossos valores são uma construção, algo que vamos moldando ao longo da vida, e que descobrimos a partir do momento em que olhamos para dentro e fazemos questionamentos como:

  • O que é importante/prioridade para sua vida?
  • O que te inspira e no que acredita?
  • O que deixa com raiva?
  • Que tipo de comportamento te faz sentir desapontado?
  • O que você deseja mudar sobre o mundo ou sobre você mesmo?
  • Do que você mais se orgulha?
  • Quando você se sente muito feliz?

Outro ponto importante é que nossos valores também sofrem influência do ambiente em que vivemos e daqueles com quem convivemos, por isso, muitas vezes é até comum que tenhamos valores semelhantes aos dos nossos pais ou dos grupos sociais que frequentamos.

O que é propósito?

Por que, porque, por quê, porquê, não importa a sua aplicação gramatical, o propósito é a resposta para todos eles e o que impulsiona e motiva os nossos objetivos.

Na verdade, quando falamos em propósito vamos além, é algo muito maior e para começarmos a entender de fato, gostaria de te fazer uma pergunta: qual a razão pela qual você acorda todas as manhãs?  Se você tem clara a resposta para essa pergunta então tem o seu propósito.

Ou seja, o propósito está diretamente ligado à sua missão, é aquilo que te dá sentido de viver e te gera o desejo de levantar para realizar e conquistar objetivos diariamente.

Viver com propósito é conhecer os seus porquês, para não se deixar vencer nas adversidades, ser resiliente e alcançar objetivos de forma mais concreta e segura.

Valores e propósitos pessoais: a nossa impressão digital na vida

Quando falamos de valores e propósitos pessoais, estamos falando de uma jornada que pauta nossa existência, gostos e preferências, atitudes e ações.

Podemos dizer que é como se fosse uma impressão digital, pois por mais que as pessoas possam compartilhar valores e propósitos, esse conjunto em cada um é único e quando potencializados, se tornam grandes diferenciais.

A importância dos valores e do propósito para as organizações

“Se você seguir seu PORQUÊ, os outros seguirão você.”

Esse é um ensinamento valioso do livro “Comece Pelo Porquê”, escrito por Simon Sinek. Por sinal, fica aqui essa indicação para você que deseja entender melhor o tema e aproveitar insights pertinentes.

Para as empresas, o conceito de propósito não foge da ideia de que essa é a sua razão de existir, sua impressão digital, como já mencionamos. Uma empresa com propósito é aquela em que todo o seu ecossistema, produtos/serviços, gestão e objetivos giram em torno dessa missão, bem como, o seu posicionamento e ações.

Em seu livro, Sinek traz o argumento de que empresas bem sucedidas não começam seu planejamento pensando no retorno financeiro, pelo contrário, começam pensando na realização de um propósito e os retornos financeiros serão resultados dessas ações.

O conteúdo continua após o anúncio

Na prática, isso pode ser mais desafiador do que parece, pois, apesar de todas as organizações começarem pelo PORQUÊ, nem todas conseguem sustentar isso e manter claro ao longo do tempo.

Se não souber por onde começar quando o assunto são valores e propósito, você pode começar com um simples questionamento: se a sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?

O verdadeiro propósito está naquilo que amamos fazer, até pelo fato de que não há motivação maior que essa para fazermos um trabalho bem feito. Em geral, isso está associado a uma atividade/produto que gera impacto positivo para as pessoas e a nossa sociedade como um todo.

Na prática! 3 coisas que empresas com propósito tem em comum

Criam estratégias a longo prazo

Um propósito não é um objetivo simples de ser alcançado, por isso, sua construção demanda tempo, trabalho contínuo e foco.

Atraem e retém talentos

A atração de talentos que se identificam com o propósito da organização significa, na prática, a capacidade em engajar colaboradores através do sentimento de pertencimento, de que estão investindo seu tempo em algo produtivo e contribuindo para algo maior, em que acreditam. Isto, além de favorecer a retenção de talentos, fortalece a relação das pessoas e do time.

Focam na experiência do cliente

A competitividade do mercado atual tornou a experiência do cliente um fator indispensável para qualquer negócio. Logo, essas empresas estão sempre atentas ao sentimento dos clientes e buscam encantá-los.

Tudo isso é construído por meio do posicionamento. A forma como uma empresa se posiciona mostra como ela transmite seus valores através de ações, e o seu propósito através de cada uma das suas entregas.

Depois de tudo que discutimos até aqui, podemos compreender que tanto para pessoas, como para as empresas, os valores e o propósito são elementos estruturais básicos, verdadeiros pilares.

Antes de finalizarmos, não posso deixar de falar também sobre o valor da convergência entre o propósito e os valores de pessoas e empresas, afinal, a autorrealização e a realização profissional devem estar sempre bem alinhadas.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também