PJF divulgará calendário da dose de reforço para população adulta na próxima semana

Terceira dose será destinada à população com mais de 18 anos que tenha recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses


Por Carolina Leonel

18/11/2021 às 18h23

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora informou que vai divulgar, na próxima semana, o calendário de vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 para a população com mais de 18 anos e que tenha recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses. Em nota, a pasta municipal informou que recebeu, nesta quinta-feira (18), a Nota Técnica n° 59/2021 -SECOVID/GAB/SECOVID/MS com orientações sobre a administração da dose de reforço. A partir disso, o Município informou que iniciou o planejamento da vacinação de reforço da população em geral. “Seguiremos buscando vacinar o maior número de pessoas da forma mais rápida possível”, afirma o texto.

A nota técnica foi enviada, na noite de quarta-feira (17), pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que notificou os municípios nesta quinta. Conforme o documento, no caso de pessoas com imunossupressão, a dose adicional deverá ser administrada 28 dias após a última dose do esquema vacinal primário. A nota informa que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da Pfizer, ou, de maneira alternativa, da Janssen ou da AstraZeneca, independente de qual tenha sido o imunizante aplicado no esquema vacinal primário.

PUBLICIDADE

Em nota enviada à Tribuna, a SES destacou que a vacinação é realizada pelos municípios, que possuem a responsabilidade de operacionalizar as ações de imunização. Além disso, a pasta ressaltou que, assim que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, “imediatamente é realizada a distribuição para os municípios para que a campanha de vacinação ocorra sem atrasos e interrupções. A cada envio de remessas, o Estado orienta aos municípios sobre quais públicos devem ser imunizados, para garantir que toda a população complete o esquema vacinal em tempo oportuno.”

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.