Imunizados com a vacina da Janssen deverão tomar segunda e terceira doses

População deve receber a segunda aplicação dois meses após a primeira; além disso, terceira dose também está prevista, devendo ser aplicada cinco meses após a segunda


Por Agência Estado

16/11/2021 às 15h20

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (16), durante evento em que anunciou que toda a população adulta do país receberá a terceira dose da vacina contra a Covid-19, que as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, precisarão tomar uma segunda dose do imunizante. A aplicação deverá ser feita dois meses após a primeira dose. O reforço (terceira dose) para essas pessoas será feito cinco meses após o esquema vacinal completo.

Queiroga disse que a quantidade de vacinas da Jansen aplicadas no país foi pequena e que há imunizantes suficientes para a segunda dose. “No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, afirmou o ministro. “Lá na frente, a sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente, com a vacina diferente, uma vacinação heteróloga.”

PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, o Ministério da Saúde vai seguir a recomendação do Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, e aplicar a segunda dose da Janssen dois meses após a primeira aplicação. A secretária disse que as vacinas chegaram nesta segunda-feira (15), e devem ser distribuídas a partir de sexta-feira (19), “com todas as orientações”.

“Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora esteja na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma dose única, compete a nós (Ministério da Saúde) as definições”, disse. “A Janssen chegou aqui para nós em junho, julho. Estamos no tempo esperado.”

A reportagem pediu um posicionamento da Anvisa sobre o tema, mas ainda não houve resposta.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.