Vacinação com segunda dose de AstraZeneca é interrompida em Juiz de Fora

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira; pasta informou, contudo, que aplicação do imunizante volta a ocorrer nesta quarta


Por Tribuna

28/09/2021 às 12h44- Atualizada 28/09/2021 às 18h01

A vacinação de segunda dose com a AstraZeneca foi interrompida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) mais uma vez. A paralisação, por falta de unidades do imunizante, foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Saúde da PJF no início da tarde desta terça-feira (28). No fim da tarde de segunda-feira (27), a Tribuna já tinha questionado a Prefeitura sobre esta possibilidade, após apurar que as doses estariam acabando no Sesc. Entretanto, na ocasião, a assessoria de comunicação da secretaria negou a informação e garantiu que haveria doses da AstraZeneca suficientes para vacinar todo o público convocado até esta quarta-feira (29).

A vacinação com o imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem sido interrompida constantemente por conta do fornecimento escasso do imunizante ao longo dos últimos meses, com frequentes paralisações da aplicação em diversas cidades do país. Após a última paralisação, a imunização com a vacina havia sido retomada na segunda-feira, com a segunda aplicação para os juiz-foranos cujos cartões de vacinação indicavam os dias 17, 18, 19 de setembro ou data anterior.  

PUBLICIDADE

Após a Tribuna apurar informações de que havia poucas doses do imunizante para aplicação no Sesc nesta segunda-feira, por volta das 18h, a Secretaria de Saúde havia garantido a continuidade do calendário divulgado na última semana, que contemplava com a segunda dose os juiz-foranos cujas segundas aplicações estavam marcadas para 20, 21 e 22 de setembro nesta terça; e 23, 24 e 25 de setembro nesta quarta. 

Nesta terça, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) entregou 2.510 doses de AstraZeneca ao município. Informações extra-oficiais, no entanto, dão conta de que a remessa já teria sido usada nesta terça. 

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.