Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes começa nesta sexta

Objetivo é atualizar cadernetas de vacinação e evitar doenças como sarampo, meningite, caxumba, entre outras


Por Tribuna

28/09/2021 às 11h36

A campanha de multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos começa na próxima sexta-feira (1º de outubro), em âmbito nacional. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai aderir à campanha, que vai até o dia 29 de outubro e tem o próximo sábado (2) como o Dia D de mobilização. O objetivo é prevenir a contaminação por outras doenças, que não a Covid-19, no momento de volta às aulas presenciais no país. A campanha já tinha sido anunciada pela Prefeitura nesta segunda-feira (27), quando dez mil alunos voltaram às aulas presenciais em escolas do município.

Segundo a Secretaria de Saúde da PJF, a campanha também busca facilitar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, conforme o Programa Nacional de Imunização; atualizar a situação vacinal dos jovens; aumentar as coberturas vacinais; e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis nos jovens com até 15 anos de idade. Entre as doenças que despertam a atenção estão o sarampo, a meningite e a caxumba.

PUBLICIDADE

“Não é uma vacinação indiscriminada, para todas as crianças. A campanha é seletiva, para quem não está com o cartão em dia, principalmente neste momento de pandemia, em que muitas mães e responsáveis deixaram de levar as crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, afirma a supervisora do setor de imunização da pasta, Marcilene Chaves, por meio da assessoria da PJF.

Vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs

Durante o Dia D, no próximo sábado, todas as UBSs de Juiz de Fora estarão abertas entre 8h e 17h, sem intervalo. Também neste dia, o PAM-Marechal, no Centro, e a Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Bairu, Zona Leste, funcionam como postos de vacinação durante o mesmo horário. Nos demais dias de outubro, as UBSs seguirão ofertando as vacinas entre 13h e 16h. Na parte da manhã, as unidades estarão empenhadas exclusivamente na aplicação de vacinas contra a Covid-19.

Documentação

Para a vacinação, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente. Aqueles que se vacinaran contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias após o recebimento da dose para poder ser vacinado contra as outras doenças. Quem foi diagnosticado com Covid-19, por sua vez, deve esperar ao menos 30 dias entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.