Vans escolares devem renovar permissão para retorno às atividades em JF

Será permitido circular com 50% da capacidade e seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19


Por Tribuna

16/09/2021 às 19h24

Com o retorno gradual das aulas presenciais em Juiz de Fora a partir da próxima segunda-feira (20), os motoristas e monitores responsáveis pelo transporte escolar deverão renovar sua permissão para esse tipo de operação junto à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A renovação é necessária para a retomada das atividades da categoria. Segundo dados de 2020 da SMU, havia 301 vans escolares cadastradas. Toda a documentação necessária está disponível no Prefeitura Ágil. As informações também foram repassadas ao Sindicato dos Transportadores Escolares de Juiz de Fora (Sintejur) e a Associação Nacional dos Transportadores de Escolares e de Passageiros (Atep) para que possam esclarecer dúvidas da categoria.

PUBLICIDADE

Medidas obrigatórias para o transporte escolar

Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, em reunião em agosto com representantes da categoria, eles foram informados sobre os protocolos a serem seguidos. “Inicialmente, a legislação previa que as vans deveriam voltar a operar com um terço da capacidade do veículo, por motivo de segurança. Agora, de acordo com os protocolos sanitários definidos pela Secretaria de Saúde da PJF, esse limite foi ampliado para 50%”, detalhou.

Para seguir os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19 é necessário que o transporte escolar permaneça com as janelas abertas, que o motorista e os passageiros usem máscara durante todo o trajeto, e seja feita a higienização correta das mãos com álcool 70%.

Ainda é obrigatória a higienização interna do veículo após cada viagem, assim como o estabelecimento de um cronograma de transporte, para que os estudantes evitem aglomerações na entrada das escolas.

Retorno das aulas presenciais

O retorno das aulas presenciais terá início na segunda-feira, sendo a primeira semana destinada à preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e as semanas seguintes destinadas ao retorno dos alunos de forma híbrida, facultativa e escalonada.

Os alunos da educação infantil retornam presencialmente a partir do próximo dia 27 de setembro, seguidos do ensino fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no dia 4 de outubro. No dia 11 de outubro, é a vez do ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.