Vacinação contra a Covid-19 começa com filas na UFJF e no Sport nesta sexta

Convocação de profissionais da educação para segunda dose aumentou demanda nos postos de vacinação; 12 mil pessoas são esperadas entre hoje e segunda


Por Gabriel Silva, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

10/09/2021 às 11h47

Juiz-foranos relataram espera de cerca de uma hora e meia para receber segunda dose no Sport na manhã desta sexta (Foto: Gabriel Silva)

O adiantamento da aplicação de segundas doses de vacina contra a Covid-19 para profissionais da educação aumentou a movimentação nos postos de vacinação de Juiz de Fora nesta sexta-feira (10). Durante a manhã, longas filas foram notadas no drive-thru da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Sport Club Juiz de Fora, localizado na região central. O atendimento, entretanto, era considerado rápido, e os juiz-foranos relataram um tempo médio de uma hora e meia de espera à Tribuna. A imunização de trabalhadores da educação continua neste sábado (11) e na segunda-feira (13).

O comparecimento da população para receber as segundas doses já havia sido impactado na quinta-feira (9), com a retomada da aplicação da segunda dose da AstraZeneca, imunizante com consecutivos problemas de continuidade no fornecimento por parte do Ministério da Saúde. A convocação dos profissionais da saúde acima de 40 anos, entretanto, aumentou a pressão sobre os postos de imunização nesta sexta. Nos locais, a Tribuna verificou que grande parte das pessoas que estavam aguardando a imunização na parte da manhã correspondia a este grupo.

PUBLICIDADE

No drive-thru da UFJF, a fila de carros começava perto da Faculdade de Odontologia, por volta das 9h45. Naquele momento, era necessário esperar cerca de uma hora e meia para conseguir a dose, segundo os relatos. “Eu vi nas redes sociais ontem (que poderia vacinar). As escolas já estão para abrir, então eu tenho que garantir (a vacinação)”, disse Valéria Almeida, que trabalha na administração de uma instituição de ensino infantil. Os alunos da educação infantil têm retorno presencial às salas de aula previsto para o próximo dia 27, enquanto os profissionais da educação voltam uma semana antes.

Trabalhadores da educação podem se dirigir ao Sport Club, na Avenida Brasil, para receber segunda dose nesta sexta (Foto: Gabriel Silva)

No Sport, por volta das 10h15, a fila alcançava a Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares). A Tribuna também constatou a presença de muitos profissionais da educação. O período de espera, àquela altura, era o mesmo do drive-thru, demorando pouco mais de uma hora e meia para as pessoas alcançarem a entrada da quadra do Sport, onde ocorre a aplicação das vacinas.

Professor do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Antônio Carlos Braz aguardava na fila a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Inicialmente, o cartão de vacina já planejava a dose para esta sexta-feira, mas a surpresa do profissional da educação foi justamente a imunização na data correta, dados os recentes atrasos. “Como houve uma confusão, eu achava que seria mais para frente (a vacinação), mas não foi o caso”, disse o professor, que relatou ter planejado o dia para enfrentar a fila no Sport. A volta das atividades no Centro Socioeducativo também está programada para o mês de outubro, de acordo com ele.

12 mil profissionais da educação são esperados

Segundo comunicado da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) emitido na quinta-feira, é esperado que cerca de 12 mil profissionais sejam contemplados nos três dias de imunização com a segunda dose. A maior parte do grupo foi vacinada com a AstraZeneca, mas a Prefeitura garantiu que há vacina suficiente para atender a todo o grupo. Na última remessa de vacinas recebida pelo município, na quarta-feira (8), foram entregues 22 mil doses da AstraZeneca, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Calendário dos próximos dias

Nesta sexta-feira, a faixa etária de 40 anos ou mais é atendida. Já no sábado, a vacinação será para os profissionais com 30 anos ou mais. Na segunda, todos os trabalhadores da área com mais de 18 anos receberão a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A convocação abrange todos os trabalhadores da educação na ativa que atuam na cidade, das redes pública e privada.

Nesta sexta-feira, a vacinação acontece no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h, e no drive-thru da UFJF, das 9h às 16h. No sábado, os trabalhadores podem se vacinar no PAM-Marechal, no Sport Club e no Sesc Juiz de Fora, das 8h às 16h, e no drive-thru da UFJF, das 9h às 16h. Já na segunda-feira, o público deverá ir ao Sport Club e Sesc Juiz de Fora, das 8h às 16h, ou no drive-thru, das 9h às 16h.

Orientações

Para receber o imunizante, é necessário comprovar o vínculo com a instituição de ensino e apresentar algum tipo de documento, como contracheque, carteira assinada ou declaração da instituição. Além disso, é preciso levar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira dose e o documento de identificação com foto.

A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com o coronavírus, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.

O conteúdo continua após o anúncio

Endereços dos locais de vacinação:

– Drive-thru da UFJF: Campus da UFJF, estacionamento da Faculdade de Educação (Faced)

– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha 109, São Mateus

– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro (entrada pela Avenida Brasil)

– PAM-Marechal: Rua Mal. Deodoro 496, Centro

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.