JF finaliza vacinação da população adulta com comparecimento de 95% do público

Pessoas com 18 anos foram contempladas nesta terça, mas Prefeitura ainda não tem data para iniciar aplicação de terceiras doses


Por Gabriel Silva, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

31/08/2021 às 16h18

Juiz de Fora finalizou, nesta terça-feira (31), a vacinação de toda a população adulta contra a Covid-19. Conforme a Prefeitura (PJF), 95% das pessoas com até 18 anos foram vacinadas até esta terça, e a partir de agora, a campanha deve contemplar com a primeira dose apenas as pessoas adultas que, até então, não receberam a primeira aplicação, por meio de repescagem. O início da vacinação de idosos e imunossuprimidos com a terceira dose e de adolescentes com a primeira, entretanto, segue indefinida.

Nesta segunda-feira, questionada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde da Prefeitura já havia informado que “ainda não recebeu nenhuma orientação por parte do Governo do Estado sobre a aplicação das doses de reforço. Portanto, ainda não há nenhum calendário ou cronograma nesse sentido”.

PUBLICIDADE

Nesta terça, por sua vez, o secretário de Comunicação (Secom) da PJF, Márcio Guerra, informou a imprensa que a Prefeitura irá convocar novos públicos assim que houver vacina para este fim. “A Prefeitura está com a logística pronta (para vacinar os adolescentes). Logo que autorizar e chegar a vacina, a gente começa (…). A mesma coisa acontece com relação à terceira dose”, afirmou.

Sobre a repescagem para a primeira dose, que deve ser anunciada em breve, Márcio Guerra considerou que a procura tende a ser pequena, uma vez que 95% das pessoas com mais de 18 anos já receberam a primeira dose em Juiz de Fora.

Segundas doses

Também conforme o secretário, o Município ultrapassou, nesta terça, a marca de 200 mil pessoas com a vacinação completa, ou seja, que já receberam as duas doses ou a dose única, no caso da vacina da Janssen.

A expectativa é de que a aplicação de segundas doses seja mantida, assim como já vem ocorrendo com os imunizantes da Pfizer e Coronavac. No caso das segundas doses de AstraZeneca, entretanto, a aplicação das doses de reforço foram interrompidas novamente, pela quarta vez, nesta terça-feira, por falta de imunizantes.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.