JF finaliza vacinação com a 1ª dose em jovens de 22 anos nesta quarta

Nesta etapa, estão sendo vacinadas pessoas desta faixa etária nascidas entre setembro e dezembro


Por Carolina Leonel

17/08/2021 às 23h19- Atualizada 17/08/2021 às 23h23

Nesta quarta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 chega às pessoas com 22 anos, nascidas entre setembro e dezembro. A campanha de imunização contra a doença contempla, ainda, aqueles com 23 anos ou mais, que por algum motivo ainda não tenham conseguido receber a primeira dose da vacina. Este público pode buscar pela dose inicial no Sesc Juiz de Fora e Sport Club JF, das 8h às 16h, em ambos os locais, e nas UBSs do Bairro de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais, seguem podendo ser vacinadas no Sesc, no Sport e nas UBSs de referência. Idosos com 60 anos ou mais, além destes locais, também podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h.

PUBLICIDADE

Já em relação às segundas doses, conforme a Secretaria de Saúde, as do imunizante da Pfizer seguem disponibilizadas normalmente em todos os locais de imunização, enquanto as de Coronavac são oferecidas somente no Sport Club. Apesar da sinalização do Governo de Minas da distribuição de novas doses da vacina AstraZeneca no município, a aplicação da vacinação ainda continua suspensa nesta quarta. A expectativa, no entanto, é de que a situação seja normalizadas ainda esta semana.

O que levar

Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local. Caso o comprovante não esteja no nome da pessoa, é necessário apresentar cópia do documento, da identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação

As grávidas também precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.

Devem esperar

A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com o coronavírus, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.

Endereços dos locais de vacinação:

– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

UBSs que vacinam contra a Covid:

UBS Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.