Vacinação avança para faixa etária de 20 a 29 anos a partir desta segunda

Público com até 24 anos poderá se imunizar ao longo desta semana; pessoas com 23 ou menos serão contempladas na semana seguinte


Por Tribuna

24/07/2021 às 17h38

A partir desta segunda-feira (26), pessoas com idades entre 20 a 29 anos começam a ser vacinadas em Juiz de Fora. O calendário tem início com o público mais velho, com 29 anos, já na segunda. Na terça (27), é a vez das pessoas que já completaram 28 anos. Na quarta (28), quem tem mais de 27 anos poderá se vacinar. Na quinta (29), o público de 26 anos é contemplado. Na sexta (30), quem recebe as doses é a população com 25 anos. E no sábado (31), quem tem 24 anos pode buscar os postos de vacinação. Para as idades seguintes, de 23 a 18 anos, serão disponibilizados dois dias de vacinação, a partir do dia 2 de agosto.

Na última semana, foram contemplados os juiz-foranos com idades entre 36 a 32 anos sendo que, neste sábado, os juiz-foranos com 31 e 30 anos puderam buscar suas doses. Como tem ocorrido em outros sábados, o dia de vacinação foi tranquilo, com filas rápidas nos quatro postos disponibilizados.

PUBLICIDADE
Movimentação era tranquila no início da tarde deste sábado no PAM-Marechal (Foto: Leonardo Costa)

Locais de vacinação

No total, a PJF disponibiliza 47 postos de vacinação durante a semana, sendo 45 UBSs, o Sport Club e o Círculo Militar. Em 37 UBSs, a vacinação ocorre pela manhã, das 8h às 11h. Nas sete UBSs de referência, que ficam nos bairros de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal, a aplicação de vacinas acontece no período da manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h. Já no Sport Club e no Círculo Militar, a aplicação das doses acontece das 8h às 16h, enquanto no Departamento de Saúde do Idoso (exclusivo para idosos) é das 8h às 11h e das 13h às 16h.

É preciso apresentar cópias e originais do documento de identidade com foto e comprovante de residência e o formulário impresso disponibilizado no site da PJF.

Grávidas e lactantes

As grávidas, puérperas e lactantes também podem se vacinar, e devem se dirigir ao Sport Club ou ao Círculo Militar. As grávidas também precisam levar o cartão de pré-natal e a carteira da gestante. As puérperas precisam apresentar o documento que comprove o parto realizado nos últimos 45 dias, a certidão de nascimento do bebê ou atestado hospitalar. As lactantes em até seis meses de pós-parto precisam apresentar atestado médico que ateste a amamentação e um documento que comprove a ocorrência do parto nos últimos seis meses, que pode ser a certidão de nascimento do bebê, por exemplo.

Segunda dose

No caso das segundas doses, quem precisa receber a Coronavac deverá se dirigir ao Sport Club, ao Círculo Militar ou às sete UBSs de referência. Quem vai receber a segunda dose da AstraZeneca pode ir a qualquer posto de vacinação. É preciso levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Deve-se ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Também deve ser apresentado documento original com foto, como o documento de identidade (RG) ou a carteira de motorista, e comprovante de residência.

Orientações

A Prefeitura ressalta que quem tomou a vacina contra a Influenza deve esperar 14 dias para se vacinar contra a Covid-19. Quem foi diagnosticado com a Covid-19, por sua vez, precisa esperar ao menos 30 dias entre o começo dos sintomas ou o teste positivo, no caso das pessoas assintomáticas, para receber o imunizante.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.