JF tem 50% do público-alvo vacinado com a 1ª dose contra a Covid-19

Dado é da Prefeitura, que também aponta que 22,74% da população recebeu a segunda dose


Por Tribuna

24/06/2021 às 21h48

O município de Juiz de Fora vacinou 50,11% da população elegível com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19. Isso significa que mais da metade das pessoas com até 18 anos receberam a primeira dose na cidade. Já com relação à segunda dose, a cobertura vacinal era de 22,74% das pessoas elegíveis para receber a vacina até esta quinta-feira (24). Os dados são da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que destaca que o município segue acima das médias estadual e nacional na cobertura vacinal da campanha de imunização contra a Covid-19.

A secretária de saúde da PJF, Ana Pimentel, destaca que o sucesso da vacinação na cidade é fruto do trabalho contínuo e em equipe da gestão pública e também da população, que tem comparecido aos postos de imunização e entendido a importância da vacina.

PUBLICIDADE

Atualmente, Juiz de Fora conta com 51 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade. Além das 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o município tem disponíveis, durante os dias da semana, o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e o Sport Club Juiz de Fora, além do Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e do drive-thru da UFJF, que também são abertos aos sábados.

Até esta quinta, podiam receber as doses as pessoas com mais de 54 anos. Nesta sexta, serão contempladas as pessoas que têm mais de 53 anos, e no sábado é a vez dos juiz-foranos com mais de 52 anos. O calendário segue na próxima semana, com a destinação das doses às pessoas com idades entre 51 e 46 anos. Confira o calendário completo aqui. 

Além disso, há repescagem para os trabalhadores da educação e para as pessoas com comorbidades. Os horários e unidades de vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura, no endereço https://www.pjf.mg.gov.br/.

Orientações

As pessoas que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacinação para comprovar o recebimento da primeira. É necessário também ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado no mesmo. Além do cartão, é preciso apresentar documento original com foto, como o documento de identidade ou a carteira de motorista.

Quem se vacinou contra a gripe e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a Influenza para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo, no caso dos assintomáticos, para receber a dose.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.