PJF passa a exigir declaração de vínculo à educação infantil para vacinação

Secretaria de Saúde informou que alteração visa a garantir maior lisura e agilidade no processo de imunização


Por Tribuna

08/06/2021 às 21h26

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passou a exigir declaração de vínculo à educação infantil para a vacinação de trabalhadores da área nesta primeira etapa de imunização do grupo. Agora, para se vacinar, os profissionais da educação deverão comprovar o vínculo com a instituição de ensino, apresentando, além do contracheque ou da carteira assinada, uma declaração emitida pela instituição em trabalha. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que alteração se deu “a fim de garantir maior lisura no processo”. A pasta informou, ainda, que as escolas estão sendo orientadas a emitir a declaração. “Isso permite uma maior facilidade na hora da triagem, agilizando a vacinação”, afirma o texto.

Além dos comprovantes de vínculo, também deverão ser apresentados os documentos de identificação com foto, originais e cópias (CPF e identidade), o cadastro impresso, além do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja no nome, é necessário uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira (7), a Tribuna chegou a instar a Secretaria de Saúde sobre os documentos solicitados para a vacinação, após o jornal ser procurado por profissionais que questionavam como se daria a comprovação da atuação especificamente na educação infantil. Na ocasião, a Tribuna foi informada de que “para a realização do pré-cadastro, é necessário indicar em qual setor da educação o trabalhador se enquadra, facilitando na hora de identificar o profissional.” Entretanto, a exigência da declaração emitida pela instituição passou a ser divulgada nesta terça.

A vacinação ocorrerá a partir desta quinta-feira (10), somente para aqueles que realizaram o pré-cadastro no site da PJF. Neste primeiro dia, receberão as doses os profissionais que têm entre 55 a 59 anos. Na sexta, trabalhadores da educação infantil com idade entre 50 a 54 anos poderão receber as doses. A vacinação acontece no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros de Lourdes, Benfica, Centro Sul, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal, das 8h às 11h. As etapas de vacinação dos demais trabalhadores da educação serão divulgadas de acordo com a disponibilização de vacinas.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.