Juiz de Fora recebe quase 30 mil doses de Coronavac

Município ainda aguarda remessa da marca AstraZeneca, para atingir total de 32 mil doses, como previsto pela Superintendência Regional de Saúde


Por Mariana Floriano, estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

06/04/2021 às 18h16- Atualizada 06/04/2021 às 18h36

Nesta terça-feira (6), a Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), recebeu 29.810 doses de vacina contra a Covid-19 da Superintendência Regional de Saúde (SRS). O número de vacinas foi menor do que o anunciado, visto que o município esperava receber cerca de 32 mil doses.

De acordo com a PJF, o quantitativo de imunizantes da marca AstraZeneca, previsto na décima remessa, ainda não foi entregue ao município pela SRS. Procurada, a Superintendência Regional de Saúde esclareceu que foram destinadas 32.800 vacinas ao município, como previsto. Porém, as 2.990 doses do laboratório Fiocruz/AsrtraZeneza ficarão sob guarda da SRS para posterior distribuição, visto que serão destinadas à segunda dose de pessoas a serem imunizadas no final de abril e início de maio.

PUBLICIDADE

Aplicação da segunda dose para idosos com 70 ou mais

Do total recebido pelo município em sua décima remessa, a maior parte de doses de Coronavac, 29.190, será destinada à aplicação da segunda dose em idosos de 70 a 79 anos.

Outras 290 doses do imunizante serão utilizadas para a aplicação da primeira dose em profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, o que representa 6% desse grupo. Também serão direcionadas 330 vacinas para a aplicação da primeira dose em 1,26% da população entre 65 e 69 anos.

De acordo com a Prefeitura, a campanha de imunização no município segue as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Nele, o grupo das forças de segurança contempla trabalhadores envolvidos em atendimento e transporte de pacientes; resgates e atendimento pré-hospitalar; ações de vacinação contra Covid-19; e ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independentemente da categoria.

A PJF ainda afirma que os demais profissionais do setor, que não se enquadram nas atividades de linha de frente, deverão ser vacinados conforme o andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, seguindo as orientações do PNI.

Vacinação para idosos a partir de 65 continua ao longo da semana

Nesta quarta-feira (7), começam a ser vacinados idosos com 67 anos ou mais, das 9h às 16h, no Sport Club Juiz de Fora, ou de 8h às 16h, em uma das UBSs participantes do programa, além do Departamento de Saúde do Idoso.

Os idosos com idade a partir de 66 anos poderão ser vacinados na quinta, no Sport Club, das 9h às 16h. Também será oferecida a imunização nas UBSs indicadas, que, nas quintas, funcionam somente até às 14h. No Departamento de Saúde do Idoso, a vacinação estará disponível entre 8h e 16h.

O conteúdo continua após o anúncio

Já na sexta, serão vacinados idosos com 65 anos ou mais das 9h às 16h no Sport Club Juiz de Fora ou das 8h às 16h em uma das UBSs indicadas e também no Departamento de Saúde do Idoso. No sábado, as doses também estarão disponíveis para esse público no Sport Club Juiz de Fora, das 9h às 16h.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.