Prefeitura de JF confirma mais três mortes por Covid-19 neste sábado
Uma das vítimas, de 59 anos, não tinha comorbidades; UTI’s têm ocupação acima de 89%
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora deste sábado (13) apontou mais três óbitos em consequência do coronavírus na cidade. Conforme a Secretaria de Saúde, duas das mortes ocorreram ontem, mas computadas no informativo de hoje. Trata-se de uma idosa, de 85 anos, que tinha artrite, e de uma mulher de 59 anos, sem nenhuma comorbidade relatada.
Já um idoso,70, faleceu neste sábado. Ele tinha hipertensão arterial sistêmica (HAS), doença renal crônica (DRC) e outra pneumopatia crônica. Com a atualização, chegam a 883 o número de vítimas fatais na cidade desde o início da pandemia.
Em relação ao número de casos, foram 35 novos diagnósticos registrados neste sábado. Ao todo, são 21.812 juiz-foranos contaminados. Outras 133 pessoas estavam com suspeita da doença.
UTI’s com percentual acima de 89%
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, 471 pessoas encontravam-se hospitalizadas na cidade, em função da Covid-19, até às 18h14 deste sábado. Em relação a ontem, são 20 pacientes a mais necessitando de atendimento e apenas três a menos do que o recorde absoluto da cidade, que foi atingido na quinta, com 474 hospitalizações.
Destas 471 pessoas, 170 estavam em leitos de UTI e 301 na enfermaria. Em percentual geral, a ocupação de leitos de unidade de tratamento intenso era de 89,19%, entre unidades públicas e privadas da cidade. Nos hospitais públicos, o índice era ainda maior: 92,56%. Na rede privada, 92,92%. Já as internações nas enfermarias estavam em 84,58%. Entre os critérios que definem a necessidade de lockdowm, de acordo com a metodologia indicada pelo Gabinete de Gestão de Crise de Covid-19, é de que os leitos de UTI e os leitos clínicos estejam com taxas iguais ou acima de 85%.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura, no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus. O painel também apontava que cerca de 21 mil juiz-foranos são considerados recuperados.
Tópicos: coronavírus