Doses das vacinas contra a Covid-19 vindas da Índia chegam ao Brasil

Imunizantes devem integrar a primeira rodada de aplicações do Plano Nacional de Imunização


Por Agências Estado e Brasil

22/01/2021 às 21h46

Estiveram presentes no local os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria (Foto: Aurélio Pereira/MS)

As 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus desenvolvidas pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneza produzidas na Índia desembarcaram no Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O avião da companhia Emirates que trouxe as doses tocou solo brasileiro às 17h27. Em seguida, as doses seguiram para o Rio de Janeiro, para o Aeroporto do Galeão.

Para o recebimento da carga, estiveram presentes no local os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria.

PUBLICIDADE

As doses que chegaram nesta sexta devem integrar a primeira rodada de aplicações do Plano Nacional de Imunização (PNI) que conta, até o momento, com a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de aplicação de 12,8 milhões de doses.

De acordo com a Fiocruz, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção e, sem seguida, liberadas para distribuição.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.