Janeiro é o pior mês em número de casos da Covid-19 em Minas

Faltando nove dias para o fim de janeiro, número de novos casos já supera o de dezembro; mês também caminha para ser o mais letal da pandemia


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

22/01/2021 às 11h09- Atualizada 22/01/2021 às 11h15

Os 22 primeiros dias de janeiro fizeram deste mês o pior da pandemia em Minas Gerais desde o início da pandemia. Até o momento foram 134.900 contaminações contabilizadas desde o dia 1º, superando os 126.574 casos confirmados ao longo dos 31 dias de dezembro, até então a pior marca. Àquela altura, a proliferação do vírus apresentava exorbitante tendência de alta, uma vez que o número de novas contaminações mais do que dobrou em relação ao mês anterior, novembro, quando 61 mil infecções foram reportadas. Todos os dados foram levantados pela Tribuna a partir dos boletins epidemiológicos diários divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O aumento diário de casos de coronavírus permaneceu recorrentemente acima das sete mil contaminações, segundo os números publicados pela SES. O recorde de casos em 24 horas havia sido estabelecido logo no dia 6 de janeiro, com 9.515 infecções, e foi novamente superado no informativo desta sexta-feira (22), com 9.593 casos confirmados pelo boletim estadual. Seguindo o ritmo atual de infecções, o estado ainda chegará perto das 200 mil contaminações apenas em janeiro.

PUBLICIDADE

Número de óbitos pode superar pior marca da pandemia

Além do número de casos crescente, janeiro também caminha para ser o pior em óbitos, no estado, causados pela Covid-19. Até o momento, 2.108 mortes foram confirmadas em janeiro, já se estabelecendo como o segundo pior mês da pandemia. Seguindo a média atual de 95 óbitos por dia, Minas chegará a quase 3 mil vidas perdidas até o dia 31. O mês mais letal da pandemia, até então, é agosto, quando 2.566 pessoas perderam as vidas por conta da doença.

Uma explicação para a crescente média no número de mortes pode estar associada à procura maior por leitos hospitalares por causa da contaminação por Covid-19, o que sugere crescimento dos casos considerados graves. Para se ter ideia, durante os 22 dias de janeiro, foram realizadas 8.278 internações em hospitais mineiros por complicações associadas ao coronavírus. O índice já é maior do que o registrado pela SES em dezembro, quando 7.430 pessoas foram hospitalizadas.

Juiz de Fora

No informativo desta sexta, a secretaria estadual confirma Juiz de Fora com 15.366 casos e 638 vidas perdidas em função do coronavírus. Números mais recentes emitidos pelo município, no entanto, já apontam para 16.171 contaminações e 646 óbitos.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.