Juiz de Fora vai regredir para a onda vermelha do Minas Consciente

Prefeita editará novo decreto, nesta sexta, para definir como atividades funcionarão na próxima semana; decisão foi tomada após Estado decidir que microrregião migrasse para a faixa mais restritiva


Por Gracielle Nocelli, Marcos Araújo e Michele Meireles

14/01/2021 às 12h52- Atualizada 15/01/2021 às 12h11

A assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, por volta das 18h15 desta quinta-feira (14), que o município vai regredir para a onda vermelha do programa Minas Consciente. A prefeita Margarida Salomão editará decreto, nesta sexta (15), para definir as atividades que poderão funcionar a partir da próxima semana.

A equipe do Governo esteve reunida durante a tarde desta quinta para discutir o que fazer depois que o Governo de Minas orientou que a microrregião, que compreende Juiz de Fora, Lima Duarte, Bicas e São João Nepomuceno, retornasse à faixa mais restritiva do programa Minas Consciente. A decisão do Governo do Estado se deu após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, órgão estadual, realizada na quarta-feira (13). Na microrregião, a faixa mais restritiva começa a valer a partir do próximo sábado (16).

PUBLICIDADE

O grupo também definiu que a macrorregião Sudeste permaneça na onda vermelha. Desta forma, como macro e microrregiões foram incluídas na mesma condição, os municípios da Zona da Mata precisam acatar a decisão do Estado. Apenas quando há divergência de ondas entre os territórios micro e macro, fica a cargo do Executivo escolher qual protocolo seguir.

Além da macrorregião Sudeste, outras nove também foram incluídas na faixa mais restritiva. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), a decisão se deu após a constatação do crescimento de casos e óbitos pela doença em Minas. Em nota, ele fez um apelo à população. “A vacina está para chegar a qualquer momento. Muito provavelmente neste final de janeiro ou início de fevereiro o processo de vacinação vai se iniciar. Peço encarecidamente à população que tome as medidas de precaução, porque os hospitais estão hoje com uma ocupação muito maior do que aquela que tivemos no primeiro pico da pandemia. Então todo o cuidado é recomendado.”

Do total das 14 regiões divididas pelo programa Minas Consciente, apenas o Triângulo Sul foi incluído na onda verde, que permite a liberação de serviços não essenciais e com alto risco de contágio. Já as regiões Norte, Nordeste e Triângulo Norte estarão na onda amarela, faixa intermediária do programa. A avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19 é feita com base nos dados epidemiológicos sobre a doença em cada região.

Funcionamento

De acordo com a classificação do Minas Consciente, a onda vermelha permite a abertura de supermercados, padarias, lojas de conveniência, açougues, peixarias, serviços de ambulantes de alimentação, farmácias e drogarias, bancos, casas lotéricas, serviço de reparo e manutenção, hotéis, pensões, construção civil, comércio de veículos e peças automotivas, lojas de informática e serviços de segurança. Bares e restaurantes podem funcionar apenas por delivery.

Associação busca solução para comércio não fechar

A Associação Comercial de Juiz de Fora (ACE-JF) informou que teve uma reunião, na manhã de quinta-feira (14), com a prefeita Margarida Salomão (PT), após anúncio da decisão do Estado. Segundo o presidente da ACE-JF, Aloísio Vasconcelos, o encontro buscou viabilizar uma solução para que o comércio não precise fechar novamente.

“Quero destacar a disponibilidade da prefeita e sua sensibilidade em relação à nossa situação. Queremos dizer aos empresários que estamos lutando para manter o comércio aberto, porém, a população não ajuda, não se conscientiza do perigo da doença.”

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo ele, como sugestão, foram enviadas à PJF as normas de funcionamento de Sete Lagoas, que está na onda vermelha, mas permanece com o comércio aberto e dias alternados.

Conforme Aloísio, a entidade também se reuniu na segunda-feira (11) com o secretário de desenvolvimento econômico do Estado, Fernando Passalio, para tratar do tema. Aloísio disse que está tentando uma agenda com o governador Romeu Zema (Novo), que estará em Juiz de Fora na sexta-feira (15).

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.