App realiza quase 4 mil atendimentos de Covid gratuitos: confira como funciona
Saúde Digital MG é disponibilizado pelo Governo estadual e oferece consultas de forma remota
Lançado em maio pelo Governo de Minas Gerais, o aplicativo Saúde Digital MG, plataforma que permite teleatendimento à população durante a pandemia do coronavírus, já proporcionou 3.925 atendimentos por meio de vídeos com profissionais de saúde, até a primeira quinzena do mês, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) .
A ferramenta é disponibilizada gratuitamente pela SES à população de Minas Gerais. Além dos atendimentos remotos, também foram realizadas 29.855 autoavaliações pelo processo de teletriagem da plataforma. Conforme o levantamento, cerca de 61 mil downloads foram feitos, dos quais aproximadamente 27 mil tiveram os cadastro efetuados, entre usuários e seus familiares.
O aplicativo tem as seguintes funcionalidades: teletriagem, teleconsulta médica, teleconsulta psicológica e telemonitoramento. O intuito da ferramenta é fazer com que pessoas que apresentem sintomas gripais tenham orientação médica sem precisar sair de casa, evitando, desta forma, deslocamentos e possíveis aglomerações desnecessários.
Além de atendimentos a casos suspeitos e confirmados de Covid-19, o usuário também pode agendar consultas remotas em diferentes especialidades. Segundo a SES, a telemedicina é relevante no contexto da pandemia, pois também possibilita que pacientes do grupo de risco tenham acompanhamentos habituais de forma remota. Por meio do aplicativo é possível agendar consultas com cardiologistas, pediatras, ginecologistas, psiquiatras e outros especialistas, além de atendimentos com psicólogos e profissionais de enfermagem.
Como funciona?
Para ter acesso ao aplicativo Saúde Digital MG, o usuário deverá ter um celular com acesso à internet. No seu smartphone, procure pela Play Store e busque por Saúde Digital – MG Covid-19. Clique em “instalar” e, após finalizado o download, “abrir”.
Após preencher um formulário de autoavaliação do seu estado de saúde, o usuário será direcionado para uma teleconsulta inicial com médico, de acordo com seu estado de saúde. Cada paciente registrado tem também a possibilidade de vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet.
De acordo com a especificidade de cada paciente, a triagem pode sugerir que ele realize uma primeira consulta virtual com um médico, que fará uma avaliação de seu quadro. Essa consulta será agendada, e o paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com dez minutos de antecedência.
Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes poderão ser acompanhados por enfermeiros e psicólogos que darão sequência no atendimento. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, a ferramenta disponibilizará estes documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail. No caso de prescrição de medicamentos, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico para direcionar-se até a farmácia de sua preferência – ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.
Antes de iniciar a teleconsulta, é necessário que o paciente esteja em um lugar iluminado, com acesso à internet estável e a lista de medicamentos de uso contínuo em mãos. Como o profissional de saúde é o responsável por iniciar a consulta no aplicativo, a SES sugere que o paciente esteja on-line e logado na plataforma com cinco minutos de antecedência.
Tópicos: coronavírus