Boletim confirma mais oito mortes por Covid-19 em JF

Quantidade é a maior registrada em um único levantamento desde março. Somente entre quinta e esta sexta foram seis mortes


Por Carolina Leonel

27/11/2020 às 18h16- Atualizada 27/11/2020 às 19h02

O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta sexta-feira (27) registrou oito novos óbitos em decorrência da Covid-19 em Juiz de Fora. Este é o maior registro de mortes em um mesmo boletim desde o início da pandemia. Também nesta sexta, de acordo com o painel gerencial de dados da Covid-19, até as 17h45, o número de pessoas internadas em unidades hospitalares de Juiz de Fora, com suspeita ou diagnóstico da doença, chegou a 305, batendo o recorde de hospitalizações pelo segundo dia consecutivo. Na quinta, 304 pacientes estavam em “leitos Covid”.

De acordo com o levantamento atualizado, nesta sexta faleceram uma idosa de 65 anos e um idoso de 80. Ela tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica e hipertensão arterial sistêmica. Ele vivia com doença cardiovascular crônica, era asmático, tinha hipertensão arterial sistêmica e histórico de infarto agudo do miocárdio.

PUBLICIDADE

Outras quatro vítimas morreram na quinta: um homem de 38 anos, que era obeso e tinha diabetes melittus e doença cardiovascular crônica; uma idosa de 85, que vivia com doença cardiovascular crônica, hipertensão e sequelas de AVC; outra idosa, de 87 anos, que tinha doença neurológica crônica, doença cardiovascular crônica e diabetes melittus; e um senhor de 77 anos, que tinha pneumopatia crônica.

Outros dois óbitos aconteceram um, em meados de novembro, e outro em setembro, mas as causa só foram confirmadas nesta sexta. As vítimas são uma mulher de 64 anos, sem comorbidades, que morreu no último dia 15; e um homem de 39, que tinha imunodeficiência e faleceu no dia 11 de setembro. Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução do coronavírus.

O levantamento também apontou que, entre esta quinta e sexta, 73 novos diagnósticos da Covid-19 foram atestados. Até o momento, a cidade já contabilizou 9.074 casos confirmados de coronavírus. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 281 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 30.987 casos suspeitos.

Curados

Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça, dos 8.811 casos confirmados, 7.833, cerca de 89%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Mais de cem pessoas em leitos de UTI

Há cerca de duas semanas, a cidade vem registrando recordes de hospitalização por Covid-19, ilustrando que a cidade vive o pior momento da pandemia com relação às internações. Após registrar 257 hospitalizações na última segunda, o número subiu para 283 na quarta, aumentou para 304 na quinta e chegou a 305 nesta sexta – um aumento de 48 pacientes internados em cinco dias.

Do total de pacientes internados em hospitais da cidade nesta sexta, 103 ocupavam leitos de cuidados intensivos, e 202 estavam em leitos de enfermaria. Os dados foram levantados por meio do painel gerencial de dados da Covid-19 da PJF às 17h45.

O conteúdo continua após o anúncio

Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 86,20%. Do total de 297 leitos disponíveis, 256 estavam ocupados, inclusive por pacientes com outras enfermidades que não a Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 82,23%.

Em relação aos leitos de enfermaria, 66,55% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.689 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.124 estavam ocupados na cidade, tanto por pacientes com Covid-19 como afetados por demais enfermidades.

Nesta sexta, o painel indicava que a média de isolamento social nos últimos sete dias era de 47,83%.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.