Boletim confirma duas mortes e mais de 100 casos de Covid-19 em JF

Dois idosos morreram nesta sexta, vítimas do coronavírus. Com atualizações desta sexta, município tem 7.117 contaminados e 264 óbitos


Por Renan Ribeiro

30/10/2020 às 19h50

Duas novas mortes causadas pela infecção por coronavírus foram registradas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura nessa sexta-feira (30). O primeiro caso é o de uma mulher idosa, de 78 anos, que tinha diabetes mellitus como comorbidade. A segunda vítima fatal é um idoso de 72 anos, que não tinha comorbidades relatadas. Com a atualização, o município já contabiliza 264 óbitos pela doença. Ainda há, segundo o boletim epidemiológico, dois óbitos em investigação.

Além disso, mais 103 casos positivos de Covid-19 em Juiz de Fora foram constatados, chegando a 7.117 confirmações desde o início da pandemia. Outras 114 novas suspeitas foram registradas. Ao todo, a cidade tem 25.501 casos suspeitos de Covid-19.

PUBLICIDADE

Todos os dados divulgados no boletim epidemiológico são relativos a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

LEIA MAIS:

Taxa de ocupação de UTI é de 71,32%

Na noite dessa sexta-feira, até por volta das 19h30, o painel gerencial indicava que a taxa de ocupação total de leitos de UTI da cidade era de 71,32%. Havia 189 leitos de UTI ocupados, sendo que, dos 265 leitos totais, 48 estavam ocupados por pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19, e 141 por outros motivos. No recorte que considera exclusivamente os leitos de UTI credenciados ao SUS, a taxa de ocupação era de 72,12%.

No caso dos leitos de enfermaria, que somam 1.410 vagas, 893 estavam ocupadas, com 66 pacientes confirmados ou suspeitos para o coronavírus, de modo que a taxa de ocupação era de 63,33%.

Em sua totalidade, a cidade tinha 114 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial não tem apontado a taxa de isolamento social na cidade.

UFJF entrega mais 221 resultados

Os laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entregaram os resultados de mais 221 exames de Covid-19 ao Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde (Dvea-SS) nesta semana. As amostras foram colhidas entre os dias 22 e 29 de outubro. Ao todo, a Universidade já realizou 7.272 diagnósticos, dos quais 1.969 tiveram resultado positivo.

A parceria para as testagens é feita desde abril e não há custos para pacientes. De acordo com a PJF, os exames são direcionados aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de indícios da doença. Também são testados os pacientes que estão em ‘leitos covid’ do município e os atendidos na atenção primária, em situação de vulnerabilidade, ou seja, idosos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.

O conteúdo continua após o anúncio

Além disso, também fazem os exames os servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social que prestam atendimento direto à população.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.