Protocolo do Mineiro proíbe comemoração de gol com contato e beijo na bola

Documento limita delegações a 40 pessoas por jogo, ao menos dois testes na semana que antecede a partida e também não permite cuspes


Por Bruno Kaehler

20/07/2020 às 19h06- Atualizada 20/07/2020 às 20h30

No último final de semana, a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou o protocolo de operação dos jogos no retorno do Campeonato Mineiro, documento que foi encaminhado aos clubes participantes, além da imprensa e demais profissionais envolvidos com os eventos. O conteúdo aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) prevê, entre as mudanças no comportamento dos atletas durante os jogos, a comemoração de gols “obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas”, além da impossibilidade de cuspes no chão e de beijos na bola em qualquer fase da partida.

Ainda durante os 90 minutos de embate, somente os jogadores e árbitros em campo, além dos treinadores, poderão ficar sem máscara. Os reservas e demais profissionais envolvidos nos encontros devem utilizar, no mínimo, uma máscara, durante todo o tempo em que estiverem nos palcos dos confrontos. Há também uma recomendação da FMF para o uso de face shields.

PUBLICIDADE

Não será permitida a troca de camisas e de flâmulas e o distanciamento de um metro deverá ser respeitado entre os suplentes e membros da comissão técnica. Cada clube só poderá levar aos duelos um total de 40 profissionais, que serão submetidos ao controle de temperatura corporal antes do acesso ao estádio. A equipe mandante será a responsável por contratar profissionais para essa aferição e, em caso de temperatura acima de 37,5 graus, o indivíduo será impedido de entrar, encaminhado para avaliação médica de forma imediata.

Novo “normal” do futebol terá que ter, dentre as medidas protocolares, comemorações isoladas (Foto: Fernando Priamo)

Testes e concentração

Como esclarece o protocolo, terminado o período de treinos e em até 72 horas antes da data designada para o retorno dos jogos, os clubes deverão enviar para a FMF o questionário de toda a delegação dos últimos 7 dias, assinado pelo médico do clube, que atestará que todas pessoas da delegação foram testadas (PCR) pelo menos uma vez e apresentaram resultado negativo. A Federação irá arcar com uma testagem durante a concentração dos times, que deverá ser iniciada em pelo menos 48 horas antes da realização da partida.

A equipe de arbitragem escalada para os jogos também será testada (com exame PCR) 48 horas antes da partida, permanecendo isolada desde então. Qualquer sintoma apresentado por um profissional o afastará do evento, devendo ser isolado por 14 dias. Todos os ambientes deverão ser higienizados/desinfectados antes da chegada dos membros das delegações, de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias.

Acesse o protocolo completo a seguir:

PROTOCOLO DE OPERAÇÃO DE JOGOS – CAMPEONATO MINEIRO SICOOB 2020

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.