JF registra 90º óbito e tem novo recorde de casos confirmados

De quarta para esta quinta, foram registrados mais 215 diagnósticos positivos, elevando o total para quase três mil


Por Marcos Araújo

16/07/2020 às 19h03- Atualizada 16/07/2020 às 19h49

Juiz de Fora atingiu o número de 90 mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (16). A marca foi alcançada com o registro do óbito de uma idosa, de 70 anos, conforme divulgou a Prefeitura, por meio do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. A vítima, que tinha doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e asma, morreu nesta quarta-feira (15). Ainda segundo a Prefeitura, outros dois óbitos estão em investigação no município. Com a atualização dos dados, a cidade chegou ao 11º dia consecutivo com registro de vítimas fatais pelo coronavírus.

Ainda conforme o boletim, mais 215 novos casos foram confirmados de quarta para esta quinta, totalizando 2.993 pessoas infectadas na cidade. O número de novas infecções é o maior registrado em um período de 24 horas, batendo as 214 confirmações registradas entre 30 de junho e 1º de julho.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde também constatou mais 337 novas suspeitas nesta quinta, contabilizando 11.076. Em reportagem publicada nesta quinta, a Tribuna mostra que o número de casos confirmados em junho foi mais de duas vezes maior que o registrado em maio. Já no mês de julho, a tendência de crescimento continua: somente neste mês já foram contabilizados mais óbitos que em todo o mês de maio.

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação total dos leitos de UTI na cidade era de 71,43% por volta das 19h30 desta quinta, conforme informações disponibilizadas por meio do painel gerencial de dados da Covid-19 da Prefeitura. Do total de 280 leitos existentes, 200 estavam utilizados, sendo 67 por pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação estava em 76%.

Em relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação era de 58,77%, o correspondente à utilização de 801 dos 1.363 equipamentos existentes na cidade. O número de pacientes internados em razão da Covid-19 era de 95.

No total, a cidade contabilizava 162 hospitalizações em decorrência da doença. As informações do painel também revelaram que a média do isolamento social, considerada a principal medida para combater a transmissão da Covid-19, era de 50,28% nos últimos sete dias.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.