Macrorregião de JF ganhou mais de 100 leitos de UTI em quatro meses

Balanço é da Secretaria de Estado de Saúde, que também aponta aumento de 56% no número de unidades em todo o estado


Por Marcos Araújo

06/07/2020 às 16h55

Nos últimos quatro meses, o Governo de Minas Gerais ampliou em 56% o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede hospitalar do estado, conforme divulgou, nesta segunda-feira (6), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva virtual à imprensa transmitida pelas redes sociais. Segundo o titular da pasta, em fevereiro, o estado tinha 2.072 leitos. Atualmente, este número subiu para 3.351 unidades funcionais para internamento de pacientes do SUS. Destes, 112 estão na Macrorregião Sudeste, cuja cidade polo é Juiz de Fora.

“Isso se deve a um trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, do Ministério da Saúde, da secretaria estadual de saúde, das secretarias municipais de saúde e dos prestadores. Esse trabalho conjunto é que permitiu essa expansão de leitos, que hoje já significa 56% em relação ao que era em fevereiro de 2020”, ressaltou Amaral.

PUBLICIDADE

Conforme o secretário, a ampliação foi de 354 leitos novos na região central do estado, que tem Belo Horizonte como polo. Na Sudeste, na qual se insere Juiz de Fora, foram 112, e na região Sul, 196. Na região Centro-Sul, cuja cidade polo é Barbacena, são 78 unidades a mais. Na região do Jequitinhonha, a expansão atingiu mais 16 unidades. Na região Leste, que tem o município de Governador Valadares como polo, são 48 leitos novos. Na região Leste do Sul, onde a cidade de Ponte Nova faz o papel de polo, o acréscimo foi de 36. Na região Nordeste, Amaral destacou que a ampliação chegou a 88%, totalizando 22 leitos. Na região Noroeste, foram mais dez leitos. Na região do município de Montes Claros, 102, e na Oeste, 125. Há ainda as regiões do Triângulo Norte (55), Triângulo Sul (20) e Vale do Aço, com acréscimo de 95 novos leitos.

“A cada momento, estamos aumentando a capacidade assistencial, aumentando o número de leitos de UTI, e isso traz benefícios para a sociedade”, afirmou Amaral.

‘Escritório de Leitos’

O secretário de Estado de Saúde também informou que o site da pasta irá trazer o painel com a atualização da ocupação de leitos no estado, tanto de UTI quanto os de enfermaria. “Esse painel trará informações atualizadas com uma nova forma de colher os dados, que foi otimizada já como fruto do trabalho do Escritório de Leitos criado há 15 dias atrás e que já está demonstrando que temos uma contabilidade maior em relação à ocupação de leitos, mostrando uma realidade mais precisa e mais confiável”, asseverou Amaral.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.