Brasil registra 1.272 mortes por coronavírus em 24 horas

Totais de casos e mortes voltaram a aparecer no site do Ministério da Saúde nesta terça


Por Agência Estado

09/06/2020 às 20h02- Atualizada 09/06/2020 às 20h42

O Brasil registrou 1.272 mortes em decorrência do coronavírus entre segunda e esta terça-feira (9), informou o Ministério da Saúde no início da noite. O total de óbitos é 38.406, o que faz com que o país seja a terceira nação do mundo em maior número de vítimas da doença, atrás dos Estados Unidos (110.925) e Reino Unido (40.883). O total de casos confirmados no Brasil é de 739.503, sendo 32.091 registrados no mesmo período.

Os dados foram disponibilizados na plataforma sobre o coronavírus no Ministério da Saúde. Os totais de casos e mortes voltaram a aparecer no site, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandar a pasta recolocar esses números no ar.

PUBLICIDADE

O Ministério chegou a retirar do ar o site na última sexta-feira (5) e informou que a plataforma estava em manutenção. O portal retornou no dia seguinte apenas com dados de curados da doença e novos casos e óbitos. Todas as demais informações históricas da doença no país foram omitidas da população.

Consórcios de imprensa

Mudanças na forma de apresentar dados da Covid-19 pelo ministério geraram forte reação negativa e motivaram seis veículos de imprensa (Estadão, O Globo, G1, Extra, Folha e UOL) a montar um consórcio para levantamento em conjunto. Segundo o balanço, 1.185 novas mortes e 31.197 infectados foram contabilizados de segunda para terça. Conforme o consórcio, apenas o Mato Grosso não teria atualizado os dados.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.