Abrasel lança cartilha sobre segurança dos consumidores em bares e restaurantes

O documento reúne dezenas de dicas sobre orientações para a equipe e para os clientes


Por Tribuna

17/05/2020 às 06h59

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha para orientar a reabertura segura dos estabelecimentos quando os mesmos estiverem autorizados a funcionarem em seus municípios. O documento reúne dezenas de dicas sobre orientações para a equipe e para os clientes, além de adequações das instalações físicas, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Um fator essencial nesse processo de reabertura é que haja confiança da equipe e dos clientes de que aquele estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde. Por isso, preparamos essa cartilha, para auxiliar e proteger esses negócios nesse momento, para que possamos, com segurança e responsabilidade, voltar gradualmente às nossas atividades”, destaca o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

PUBLICIDADE

Dentre as recomendações feitas pela Abrasel, a entidade estimula a disponibilização de álcool em gel 70% para os clientes tanto na entrada quanto em pontos estratégicos do estabelecimento. Outras medidas recomendadas são a realização do controle de entrada e saída dos clientes, a fim de evitar aglomerações; e a redução do público presente; e o distanciamento entre as mesas e entre as pessoas na fila de entrada e de pagamento.

A Abrasel aponta para os modelos de cardápio. Caso não seja possível abolir o menu físico, a entidade deixa algumas sugestões: escrever os itens em uma lousa; disponibilizar um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso; e um cardápio digital, no qual o cliente pode acessar lendo um QR Code pelo celular. A cartilha também aborda medidas de higiene e segurança em restaurantes self-service.

O material está disponível para o download gratuito no site da entidade: www.abrasel.com.br.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.