Em uma semana, número de mortes por Covid-19 em JF quase triplica

Duas novas mortes foram registradas nesta sexta-feira, elevando o número de vítimas fatais para 17 no município. Casos confirmados da doença chegam a 311


Por Carolina Leonel

08/05/2020 às 18h01- Atualizada 08/05/2020 às 21h00

O número de mortes causadas pela Covid-19 quase triplicou em Juiz de Fora em uma semana, conforme os dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na sexta-feira passada, 1º de maio, havia seis óbitos confirmados. Nesta sexta (8), o total de vítimas fatais chegou a 17 pessoas.

A Prefeitura registrou, nesta sexta, duas mortes causadas pelo coronavírus. Uma das vítimas é um idoso de 81 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica e pneumopatia crônica. Ele morreu no dia 2 de maio, segundo a PJF. A outra morte, ocorrida nesta sexta, é de uma idosa, 72 anos, também com doença cardiovascular crônica e histórico de acidente vascular cerebral.

PUBLICIDADE

Dos outros 15 óbitos já confirmados até esta quinta, 12 são de pessoas idosas e três são de pessoas com menos de 60 anos. Os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde apontam ainda outras sete mortes cujas causas estão em investigação.

O município é a cidade do interior com mais mortes pela Covid-19, e a segunda em todo o estado em número de óbitos pela doença. A primeira é Belo Horizonte, com 25 casos já registrados pela prefeitura. A capital mineira, entretanto, tem quase três vezes a população de Juiz de Fora, e registra apenas oito mortes a mais que Juiz de Fora.

Número de casos confirmados passa de 300

Também em um semana, quase cem novos casos da doença foram confirmados na cidade. Na sexta passada, haviam 214 confirmações da Covid-19; o levantamento desta sexta, por sua vez, aponta 311 casos da doença. O número de casos suspeitos chegou a 2.847, com 561 novas suspeitas registradas em uma semana.

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, as unidades afirmam repassar diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica. As notificações de hospitais e unidades de saúde da rede pública são registradas e divulgadas pela Prefeitura.

Na Santa Casa de Juiz de Fora, nesta sexta, havia 15 pacientes internados. Destes, dois receberam diagnóstico positivo para a doença e estão em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Dos internados, outros quatro também estão em UTI, mas aguardam resultado de exames. Os demais estão em leitos de isolamento e também não receberam o diagnóstico, até o momento. De acordo com a Santa Casa, nesta sexta, até as 17h, 16 pacientes com suspeita da doença foram atendidos na emergência do hospital. Desde o início da pandemia, a unidade atendeu 582 pacientes. Destes, 16 já foram diagnosticados com a Covid-19.

De acordo com boletim do Hospital Unimed, nesta sexta, havia dois pacientes internados com suspeita da doença. O hospital já registrou uma morte.

O conteúdo continua após o anúncio

Até a publicação desta reportagem, os hospitais Monte Sinai e Maternidade Therezinha de Jesus não haviam publicado seus respectivos boletins.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.