Número de usuários de ônibus em JF segue aumentando

Entre 11 e 17 de abril, coletivo tiveram maior montante de passageiros nas últimas quatro semanas


Por Renato Salles

24/04/2020 às 07h00- Atualizada 24/04/2020 às 07h34

Utilizados pela Prefeitura como forma de controle do fluxo de pessoas circulando em Juiz de Fora em meio à pandemia da Covid-19, dados do sistema de transporte coletivo urbano mostram que a tendência de redução do isolamento social, observada nos últimos dias, mantém trajetória ascendente. De acordo com dados do sistema obtidos pela Tribuna, o período de sete dias compreendido entre sábado, 11 de abril, e sexta-feira, 17 de abril, os ônibus registraram um total de 617.450 bilhetes utilizados, o maior montante computado nas últimas quatro semanas.

O crescimento tem sido constante nas últimas semanas. Entre os dias 7 (sábado) e 13 (sexta) de março, antes da publicação de decretos com medidas restritivas para fomentar o isolamento social, o número de usuários no transporte coletivo totalizaram 1.993.560 usuários. Com a edição do primeiro decreto municipal no dia 16 de março, que foi seguido de outros três publicados em dias subsequentes, o fluxo de passageiros caiu para 1.282.343 entre 14 e 20 de março – queda de 35,6% em relação ao período anterior. A menor circulação foi registrada entre 21 e 27 de março, quando foram computados 543.191 usuários no sistema, 72,8% passageiros a menos que o observado na semana que antecedeu a adoção das medidas restritivas.

PUBLICIDADE

A partir daí, pode-se observar uma tendência de crescimento. Foram 580.257 usuários entre 28 de março e 3 de abril e 584.145 entre 4 e 10 de abril. Como na semana passada, o número de passageiros chegou a 617.450, o percentual de redução no fluxo de pessoas no transporte coletivo urbano atingiu um índice de 69%, o mais alto registrado entre um sábado e uma sexta-feira desde o período abrangido entre os dias 14 e 20 de março.

Desde 16 de março, todavia, não houve flexibilização das medidas restritivas decretadas pela Prefeitura que resultaram na suspensão de aulas de rede públicas e proibição de realização de eventos, aglomerações e de uma série de atividades comerciais. No mesmo período, o Estado determinou restrições. De imediato, as ações tiveram efeito na redução do número de usuários dos ônibus do transporte público.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.