Reclame Aqui lança rede de apoio para ajudar cidadãos durante pandemia

Plataforma liga pessoas que precisam de ajuda e quem quer ajudar; principal ação é doação de produtos e alimentos


Por Tribuna

02/04/2020 às 16h40

O Reclame Aqui, plataforma de relacionamento entre consumidores e empresas, incluiu uma nova atividade ao seu rol de atuações: o portal passou a oferecer uma rede de apoio para ajudar empresas e cidadãos durante o período de quarentena.

O objetivo, conforme o Reclame Aqui, é aproximar pessoas de forma bem simples, tanto quem quer ajudar quanto quem precisa de ajuda. Nos primeiros três dias de funcionamento, a rede de apoio recebeu mais de 120 histórias, sendo a maioria delas relativa a pedidos de pessoas físicas que estão passando necessidade por conta do isolamento social, bem como dificuldades para trabalhar, manter famílias e contas em dia. Os pedidos feitos são alimentos e material de higiene para conter a contaminação por Covid-19. Produtos como remédios, cestas básicas, álcool gel, leite e fraldas já começaram a chegar às casas de quem precisa.

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Como funciona

A rede de apoio é uma ação que funciona dentro do site do Reclame Aqui e está em destaque logo no topo da página. Há dois botões disponíveis para dividir os interesse: “Preciso de ajuda!”, destinado a quem precisa de mantimentos, máscaras, calçados, álcool gel ou está vivendo alguma situação precária devido ao coronavírus; e o “Quero Ajudar!”, para aqueles que querem fazer algo, como doar alimentos, calçados, máscaras para hospitais e demais itens de higiene, além da força de trabalho voluntário.

Para cada relato recebido, o Reclame Aqui fica responsável por “dar o match”, direcionando histórias às necessidades. Para que a rede de colaboração funcione da melhor forma possível, o portal dispõe de uma equipe treinada para fazer a triagem dos pedidos e coordenar as ajudas que chegam para garantir que o maior número de cidadãos sejam assistidos. Os registros de pedido de ajuda e de colaboração são gratuitos.

O Reclame Aqui reitera que este é mais um serviço do portal, já que os registros sobre problemas e reclamações por parte dos consumidores seguem operando normalmente, e as áreas próprias para essa interação com as empresas ficarão preservadas.

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Tópicos: coronavírus

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