Prefeitura de Barbacena confirma primeiro caso de coronavírus

Paciente, que não teve idade informada, esteve no estado do Rio de Janeiro no princípio de março


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci

01/04/2020 às 13h38

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap) confirmou o primeiro caso de coronavírus no município nesta quarta-feira (1º de abril). A pasta municipal não informou a idade do paciente, mas destacou que ele esteve em viagem no estado do Rio de Janeiro no princípio de março. A confirmação ainda não consta em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Conforme a Sesap, o paciente já estava em isolamento domiciliar enquanto aguardava pelo resultado dos exames para o novo coronavírus, permanecendo em reclusão. Ainda de acordo com informações da secretaria, ele tem quadro clínico estável, e a confirmação já foi repassada para a SES. Até o momento, segundo plataforma de informação adotada pela Prefeitura, Barbacena tem 113 casos suspeitos e 25 descartados.

PUBLICIDADE

Óbito suspeito e quarentena ampliada

No último domingo (29), a Sesap emitiu nota informando a população sobre o primeiro óbito suspeito por coronavírus em Barbacena. De acordo com o informe, a vítima é um idoso de 82 anos, que faleceu no Hospital Regional de Barbacena na noite do último sábado (28) com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Inicialmente, o paciente não tinha “vínculo epidemiológico para Covid-19”, conforme a pasta municipal, mas a notificação de morte suspeita atende à recomendação do Ministério da Saúde, uma vez que todo o território nacional foi considerado com transmissão comunitária da doença. Até o momento, o óbito segue em investigação.

Ainda na segunda-feira (30), a Prefeitura de Barbacena garantiu a manutenção das medidas de enfrentamento à Covid-19 até, ao menos, a próxima segunda-feira (6). Desde 14 de março a cidade tem situação de emergência em saúde declarada em função do novo coronavírus. Medidas como suspensão das aulas das redes pública e privada e a paralisação do comércio não essencial seguem sendo executadas, sem sinalização de mudança por parte dos órgãos públicos.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.