Comissão Permanente da Pessoa Idosa da Câmara Municipal: avanços e desafios

Por Jose Anisio Pitico

03/05/2019 às 08h27 - Atualizada 03/05/2019 às 08h27

Eu acredito na organização política das pessoas idosas na luta por melhores dias. A revolução da longevidade abre uma perspectiva real de sonhar mais, desejar mais. Nós vamos durar muito. E esse tempo conquistado a mais pode ressignificar a vida de muitas pessoas idosas(principalmente as mulheres,que, em geral, vivem mais do que os homens). Naturalmente, precisamos planejar essa fase da nossa vida, o que não é muito comum entre nós.

Esses idosos, estimulados por programas sociais, que participam da Câmara Sênior, por exemplo, têm um grande potencial de entusiasmo para participar na obtenção de suas demandas. Penso que estamos diante de novo ator social: o poder grisalho. Forte em alguns países, por aqui está engatinhando. Não se deve aposentar da vida. Abrir mão de seus direitos. Um grande instrumento, fórum de participação social para as pessoas idosas, é a criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Juiz de Fora/MG.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal tem várias comissões internas de trabalho. Umas permanentes, como a da Pessoa Idosa, outras, não. Entendo que o fato de essa Comissão ter o caráter permanente representa um ganho significativo para o movimento social das pessoas idosas em JF. Muda-se a composição do Legislativo, mas a Comissão não se dissolve. Ela fica. Não tenho dúvida em afirmar que a existência dessa Comissão é um grande avanço para a cidade.

Um outro magnífico canal de participação popular para as pessoas idosas é a Câmara Sênior. As pessoas idosas indicam o que querem da cidade através do Legislativo Municipal.Na minha opinião, as questões que envolvem as pessoas idosas têm que ter discussão política. As suas necessidades precisam ser conhecidas, dessilenciadas. Trata-se de uma pauta pública, como as ligadas à infância, adolescência e juventude. As pessoas idosas(algumas), principalmente, as mulheres estão fazendo e buscando uma nova forma de viver o seu tempo livre. Com a devida licença, caro leitor, distinta leitora, como é bom aqui compartilhar que minha mãe está amando fazer hidroginástica. A bela senhora que sempre gostou de água! Aí eu me pergunto: se a minha mãe está correndo atrás do que ama, porque outras pessoas não podem fazer algo parecido?

A Comissão da Pessoa Idosa da Câmara Municipal está cumprindo muito bem o seu papel, na identificação de seus interesses. No debate público através de audiências sobre assuntos nervosos e de conflito na sociedade. Os desafios que a Comissão encara estão inseridos na nossa cultura pública de indiferença histórica com essa população.Há oito anos, vem preparando Juiz de Fora para se tornar efetivamente uma cidade amiga do idoso. Já tivemos mais longe dessa meta.Penso que, se as universidades entrarem para valer nessa área, os resultados serão profícuos. Nós precisamos conhecer as pessoas idosas. O que elas querem da cidade? Ou, de outro ângulo, que cidade, as pessoas idosas desejam para elas?

Entre avanços e desafios estamos saindo do lugar. Você está convidado, convidada. Na estreia da Semana, no dia 06 de maio, das 9h às 11h, haverá um culto interreligioso no Plenário da Câmara. O contato com a espiritualidade é muito importante para a saúde da pessoa idosa. No mesmo dia, à tarde, está prevista uma blitz de conscientização quanto ao uso das filas preferenciais em alguns caixas de supermercados. Uma reclamação recorrente. Vamos conferir.

No dia 07, das 8 às 10h, acontece a oficina no Centro de Convivência do Idoso – Pró-Idoso – “O Idoso e o Ambiente Construído”. E ainda às 14h, show de prêmios no Sport Clube. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Na quarta-feira, dia 8, das 10h às 12h, passeio ao Parque do Museu Mariano Procópio, com visitação às exposições “As diferenças facetas de Maria Amália”e “Arte do Tempo”. Ainda na quarta-feira, das 14h às 16h, tem tarde de música no Teatro Paschoal Carlos Magno. Apresentações de Mamão e Grupo Bacharéis do Samba, Coral Cesama e Grupo Juiz de Fora em Serenata. Na quinta-feira, 09 de maio,Dia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa haverá “Manhã de Lazer” na Faculdade Metodista/Centro de Esportes e Famidade e Faculdade Metodista Granbery. À tarde das 14h às 16h, o simpósio “SUS e a pessoa idosa, assistência social e a pessoa idosa.”O grand finale da semana será com um grande baile no Círculo Militar. Todos os eventos são gratuitos. Você não pode perder!

 

O conteúdo continua após o anúncio

Jose Anisio Pitico

Jose Anisio Pitico

Assistente social e gerontólogo. De Porciúncula (RJ) para o mundo. Gosta de ler, escrever e conversar com as pessoas. Tem no trabalho social com as pessoas idosas o seu lugar. Também é colaborador da Rádio CBN Juiz de Fora com a coluna Melhor Idade. Contato: (32) 98828-6941

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também