Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina quinta

Cidadão pode fazer a justificativa pela internet ou presencialmente


Por Tribuna

05/12/2018 às 21h50- Atualizada 05/12/2018 às 21h52

Os eleitores que não conseguiram votar no primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, precisam justificar a ausência até esta quinta-feira (6). O cidadão pode fazer a justificativa pela internet, por meio do sistema Justifica Web, ou também presencialmente, em qualquer cartório, ou central de atendimento da Justiça Eleitoral. Ao apresentar as razões que o impediram de votar, o eleitor precisa comprovar o motivo da ausência, com documentos como atestado médico ou comprovante de deslocamento.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, até o fim de novembro, foram recebidas 2.113.189 justificativas, relativas aos dois turnos. Dos eleitores que apresentaram o motivo para não votar, 1.899.489 o fizeram no dia do pleito. Posteriormente, 165.198 procuraram a Justiça eleitoral presencialmente, enquanto 48.502 justificaram pelo sistema Justifica Web.

PUBLICIDADE

Não votar e não justificar implica em impedimento para vários atos da vida civil. Sem a quitação eleitoral, o cidadão não pode, por exemplo, fazer matrícula em instituição superior de ensino. Perdendo o prazo final, o eleitor fica sujeito ao pagamento de multa para conseguir regularizar sua situação. O prazo para a justificativa do segundo turno, termina no dia 27 de dezembro.

Tópicos: eleições 2018

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.