Michael Myers está de volta em novo ‘Halloween’

Filme estreia nesta quinta-feira (25) ignorando sequências e dando continuidade direta ao clássico lançado há 40 anos


Por Júlio Black

25/10/2018 às 07h00

O diretor, roteirista e compositor norte-americano John Carpenter é responsável por alguns dos filmes mais celebrados por uma geração que, hoje, vagueia na faixa etária que vai dos 40 a 60 anos. Ele dirigiu, entre outros, “Fuga de Nova York” (e sua tardia continuação, “Fuga de Los Angeles”), “Starman – O homem das estrelas” e “Os aventureiros do Bairro Proibido”, além de clássicos do terror: “Christine – O carro assassino”, “O enigma de outro mundo” e, principalmente, “Halloween”, uma das mais populares franquias de terror e que ganhou nada menos que dez outros longas (entre continuações, reboots etc.). Agora, os 40 anos de seu lançamento são celebrados com um novo filme, que chega nesta quinta-feira (25) aos cinemas brasileiros após uma estreia promissora e elogiada nos Estados Unidos, na semana passada.

Um dos serial killers mais famosos do cinema, Michael Myers volta à pequena Haddonfield a fim de aumentar a contagem de corpos (Foto: Divulgação)

Agora sob responsabilidade da produtora Blumhouse (a mesma dos filmes “Fragmentado”, “Corra!”, “Atividade Paranormal” e “Uma noite de crime”), o mais recente longa da franquia tem John Carpenter cuidando somente da trilha sonora, com a direção a cargo de David Gordon Green. Jamie Lee Curtis, protagonista do primeiro “Halloween”, volta ao papel de Laurie Strode – que garantiu a ela, logo em sua estreia em Hollywood, o título de “Rainha do grito”. Quem também retorna é Nick Castle, intérprete de Michael Myers em 1978, que encarna o personagem em algumas cenas; já Donald Pleasence, que interpretou o Dr. Loomis, morreu em 1995.

PUBLICIDADE

Uma das decisões mais importantes do longa é ignorar tudo o que aconteceu na série após 1978. Por essa razão, Laurie e o psicótico Michael Myers não são mais irmãos, como havia sido revelado em “Halloween II”, e todas as reviravoltas, ressurreições e explicações mística/sobrenaturais apresentadas deixam de valer para a franquia – o que, em muitas situações, até fica melhor, vide que algumas das sequências eram ruins de doer. Ah, e ele ficou as últimas quatro décadas preso em um hospício.

Com isso, a história agora prossegue 40 anos após os eventos originais. Mesmo após tanto tempo, Laurie Strode (Curtis), então uma inocente babá, continua traumatizada após ser a única pessoa a escapar dos ataques de Myers em plena noite de Halloween: ela se tornou uma pessoa fria, distante, afastada da filha (Judy Greer) e da neta (Andi Matichak). Reclusa em sua casa, ela guarda um verdadeiro arsenal à espera do retorno de Micahel Myers, que para a maioria das pessoas ao redor é mais um maluco que matou “apenas” cinco pessoas – número considerado “pequeno” frente aos serial killers surgidos depois.

E Laurie Strode está certa

Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) passou as últimas quatro décadas certa de que Michael Meyers voltaria – e se preparou para isso (Foto: Divulgação)

Os 40 anos passados em um sanatório podem ter feito com que as pessoas se esquecessem dele, mas Michael Myers tem quatro décadas de desejo de matar acumuladas, além daquela vontade de acertar as contas com a única vítima que escapou dele. Por isso, o assassino aproveita uma transferência entre instituições para escapar e retornar até a pequena Haddonfield, em Illinois, pois é preciso recuperar o tempo perdido.

E é dessa parte que o novo “Halloween” também pretende se ocupar. Se antes o serial killer era seletivo na escolha das vítimas, agora ele sai matando geral enquanto mantém sua busca por Laurie. O que Michael ainda não sabe, entretanto, é que a mocinha inocente se tornou uma coroa caca-grossa e preparada não apenas para o combate com seu algoz, mas disposta a inverter com o assassino o jogo mortal de gato-e-rato que marcou a fatídica noite de Halloween em 1978. Para os fãs do clássico, a produção guarda alguns easter eggs e, claro, a icônica máscara usada por Michael Myers – nada mais, nada menos que uma máscara de borracha do Capitão Kirk, de “Star Trek”, pintada de branco.

Halloween
UCI 3 (dub): 15h30, 20h10. UCI 3 (leg): 17h50, 22h30. Cinemais Alameda 5 (dub): 15h30, 18h40, 21h. Cinemais Jardim Norte 2 (dub): 14h15, 16h30, 18h45, 21h. Cinemais Jardim Norte 6 (dub): 15h20, 21h30. Cinemais Jardim Norte 6 (leg): 19h15. Santa Cruz 1 (dub): 16h30, 19h, 21h15.
Classificação: 16 anos

 

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: cinema

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.