Eleitores juiz-foranos são remanejados por alterações em zonas

Em 2017, as zonas 154ª e 155ª foram extintas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)


Por Tribuna

05/10/2018 às 19h17

Enquanto os eleitores juiz-foranos da 154ª e 155ª Zona Eleitoral devem ficar atentos às mudanças de zona, os da 153ª e 315ª precisam observar a alteração de locais de votação. Em 2017, as zonas 154ª e 155ª foram extintas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já em setembro deste ano, a Justiça Eleitoral alterou o local de votação de cerca de 14 mil eleitores juiz-foranos da 153ª e 315ª zonas eleitorais.

A extinção das zonas 154ª e 155ª atinge eleitores que votam em bairros como Centro, Bairu, Bandeirantes, Eldorado, Grama, Progresso, Santa Terezinha, Morro da Glória, Cerâmica, Democrata, Fábrica, Granbery Jardim Glória, Manoel Honório, Mariano Procópio, Monte Castelo, Santa Catarina, Santa Helena, Santos Anjos, São Bernardo, Vale do Ipê e muitos outros próximos às localidades citadas. Apesar do novo zoneamento, os locais de votação dos títulos anteriormente pertencentes a tais divisões não foram, em sua grande maioria, alterados. Com a extinção das duas zonas eleitorais, os 397.841 eleitores em Juiz de Fora foram divididos pelas quatro zonas remanescentes: 152ª, 153ª, 315ª e 349ª.

PUBLICIDADE

Mudança

Em relação à alteração em locais de votação das zonas 153ª e 315ª, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Bairro Morro da Glória, receberá os eleitores da 153ª, cujos lugares de voto eram a Igreja Nossa Senhora da Glória, a Escola Municipal Cosette de Alencar e o Colégio Santa Catarina. Já a Escola Municipal Professora Eunice A. Vieira, no Bairro Barbosa Lage, herdará o eleitorado da Escola Bernardo Mascarenhas e da Igreja do Verbo Divino.

A unidade Zona Norte do Caes receberá os votantes da Escola Municipal Cecília Meireles. A Escola Estadual Professor Teodoro Coelho, Bairro Jóquei Clube, por fim, ganham os eleitores do Clube do Cavalo, localizado no Bairro Barbosa Lage. Na 315ª, os eleitores do Clube Montesinas, Bairro Bairu, votarão agora na Igreja Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim.

Conforme Vilma Sinotti e Guilherme Campos França, chefes dos cartórios eleitorais das zonas 153ª e 315ª, respectivamente, as alterações foram necessárias devido a problemas estruturais, “como a demolição e a venda do terreno onde localizava-se o Clube Montesinas, e à impossibilidade de atendimento sob os antigos parâmetros do Clube do Cavalo”. Foram consideradas ainda questões de logística, priorizando a concentração de maior número de eleitores num único espaço, como ocorrerá na Universo.

Para saber se você foi remanejado de zona eleitoral e se seu local de votação foi alterado, o TRE disponibiliza, em seu site, uma ferramenta para conferir o número do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação. É necessário indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.Também é possível ter acesso a informações pela Central do Eleitor do TRE-MG. O telefone é (31) 3291-0004.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2018

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.