“O Predador” estreia quinta, retomando a franquia surgida em 1987
Filme coloca os sanguinários aliens caçadores de volta à Terra – desta vez, ainda mais mortíferos
“O Predador”, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (13), mais do que ser uma tentativa de renovar a franquia é uma visita à nossa memória afetiva. Afinal, algumas experiências são únicas, e assistir a “O Predador” em um cinema de Duque de Caxias no distante ano ano de 1987 (ou seria 1988?) foi uma delas. Era o período em que Arnold Schwarzenegger estava no seu auge como astro de filmes de ação, com o brutamontes austríaco já tendo protagonizado clássicos como “O Exterminador do Futuro”, “Conan” e “Comando para matar”.
O longa de John McTiernan colocava o ator frente a uma ameaça que veio do outro mundo: um alienígena que “visita” nosso planeta a fim de praticar o seu “passatempo” favorito, que era caçar espécies dos mundos por onde passava. Daí que sobrou para o grupo de soldados norte-americanos que estava na sua, combatendo em paz alguns guerrilheiros, até começarem a ser mortos de forma desagradável pelo ET nada amigável. O jogo de gato e rato entre o personagem de Schwarzenegger e o Predador carrega até hoje uma tensão e suspense únicos.
Mas aí é aquilo, Hollywood fez uma continuação esquecível em 1990 sem Schwarzenegger e McTiernan, com Dennis Glover tendo que se virar com outro alien da espécie em Los Angeles. Depois, alguém teve a boa ideia de colocar o Predador para enfrentar o Alien da franquia… “Alien”, que teve dois filmes com bilheterias satisfatórias. Por fim, Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga, Laurence Fishburne e Danny Trejo foram jogados em um planeta distante em “Predadores”, terceiro longa do cânone e que teve desempenho razoável na boca do caixa, mas críticas bem mais ou menos.
Oito anos depois, é hora de uma nova história, e de trazer os bichos monstruosos de volta à Terra, desta vez com direção de Shane Black (“Homem de Ferro 3” e que teve um pequeno papel no primeiro filme da série) e estrelado por Boyd Holbrook, Jacob Tremblay, Olivia Munn, Sterling K. Brown, Thomas Jane e Alfie Allen. Tudo começa quando um molequinho encontra por acaso um equipamento de comunicação de um Predador, o que faz com que os aliens que estão nas vizinhanças do planeta resolvam dar um pulo aqui só para matar o tempo – e nativos.
Por conta disso, uma dessas equipes secretas do governo decide montar um grupo para caçar os caçadores, formado por um ex-militar que já teve contato com eles (Holbrook) e um grupo de presidiários com todos os parafusos a menos nas cabecinhas.
Só que a tarefa será muito mais difícil do que se espera. Os Predadores aprenderam a combinar o seu DNA com os das espécies que eles caçam pelo universo, e isso resulta em caçadores ainda mais perigosos e formidáveis, um deles com três metros de altura. Por conta disso, quem gosta de ver corpos dilacerados e jorrando sangue, além de cabeças arrancadas, deve ficar feliz com o novo longa da franquia.
Tópicos: cinema