Ginásio Municipal segue com obras em andamento

Alvenaria e cerca de 80% das arquibancadas e demais estruturas em concreto armado estão construídas


Por Bruno Kaehler

02/09/2018 às 07h00

Construção do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos foi reiniciada no início do mês de agosto, após dez meses de paralisação (Foto: Felipe Couri)

A proximidade cada vez maior da inauguração da Arena Faefid, localizada no Complexo Esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), traz a lembrança do andamento da construção de outro palco esportivo na cidade. As obras do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, o Ginásio Municipal, foram retomadas no último dia 3 de agosto, após paralisação de dez meses em virtude da desistência da empresa vencedora da licitação, Metalúrgica Valença Indústria e Comércio Ltda., do Grupo MBP, e troca de comando para o segundo colocado da concorrência, o Consórcio Conata Infracon.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras, após a retomada dos trabalhos, foram feitas, “inicialmente, a limpeza do terreno e montagem das estruturas típicas de canteiros de obras, tais como escritório, almoxarifado, vestiários e refeitório, entre outros. Atualmente estão finalizando a concretagem de uma escada externa e montando os andaimes e formas para retomada da concretagem da arquibancada estruturada, hoje parcialmente construída.”

PUBLICIDADE
Conforme contrato, a responsável pelo término da obra deverá finalizar o Ginásio até agosto de 2021 (Foto: Felipe Couri)

Ainda segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), toda a alvenaria e cerca de 80% das arquibancadas e demais estruturas em concreto armado estão construídas. Com a retomada da concretagem faltante, a estrutura metálica e a cobertura poderão ser instaladas. Numa próxima etapa, terá início a implantação das instalações hidrossanitárias. A Tribuna visitou o local na penúltima semana e presenciou os trabalhos realizados por 30 funcionários, número que deve ser elevado em breve para 40 profissionais. O Ginásio Municipal começou a ser construído em 2006. Desde então, acumulou mais de uma década de paralisações. O projeto contempla uma área de 6.920 metros quadrados com a projeção de receber até 5.500 espectadores em arquibancadas de quadra poliesportiva. Serão instalados ainda vestiários com acessibilidade, espaço multiuso para cursos de formação e aperfeiçoamento, sala de musculação e de descanso para os atletas, além de praça de alimentação.

Como previsto em contrato divulgado no Atos do Governo em maio deste ano, a empresa responsável pelo término da construção deve finalizar o Ginásio Municipal em 18 meses a partir do reinício das obras, ou seja, até agosto de 2021.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.