Horário eleitoral começa na sexta-feira, e TRE define ordem dos candidatos
Dirlene Marques (PSOL) abre a programação, Anastasia (PSDB) detém maior tempo de propaganda e Coligação Minas Tem Jeito está fora do ar
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta-feira (31). Serão 50 minutos diários nos dois veículos, divididos em duas inserções de 25 minutos. Do tempo total, 10% serão repartidos igualmente entre os partidos. Os outros 90% serão divididos proporcionalmente à representação das legendas na Câmara. Em audiência realizada no último dia 24, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) definiu a ordem de veiculação e o tempo de divulgação de cada partido ou coligação. O sorteio não considerou as candidaturas da Coligação Minas Tem Jeito para os cargos de governador e senador pelo fato de o cabeça de chapa, Marcio Lacerda, ter renunciado à disputa. De acordo com o TRE, havendo o registro e a homologação da chapa com novos nomes, o tempo de rádio e TV será redistribuído.
Na sexta-feira, primeiro dia de veiculação, serão apresentadas as candidaturas para governador, senador e deputado estadual. A candidata do PSOL Dirlene Marques irá abrir a programação. Em seguida serão veiculados os programas de Fernando Pimentel (PT), João Batista Mares Guia (Rede), Alexandre Flack (PCO), Romeu Zema (Novo), Antonio Anastasia (PSDB), Jordano Metalúrgico (PSTU) e Claudiney Dulim (Avante). A propaganda política dos candidatos ao Governo de Minas será transmitida às segundas, quartas e sextas-feiras.
Com relação à duração, Anastasia é o candidato que terá o maior período de exposição, com um total de 4 minutos e 32 segundos. Já o menor espaço ficou com Alexandre Flack, Jordano Metalúrgico e Romeu Zema, que terão apenas seis segundos cada.
Para o cargo de senador, os candidatos do PPL serão os primeiros a aparecer, e o maior tempo será daqueles que integram a Coligação Reconstruir Minas, formada por PSDB, PSD, Solidariedade, PTB, PPS, PMN, PSC, DEM, PP, PTC, Patri e PMB. Já a Coligação Renovação (PTC/PATRI/PMB) será responsável por abrir a programação dos deputados estaduais e federais.
Presidenciáveis
A propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal será exibida às terças, quintas e sábados. Nestes mesmos dias da semana serão veiculados os programas dos candidatos a presidente da República. Marina Silva (Rede) inicia o bloco dos presidenciáveis. Em seguida será vez de Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Geraldo Alckmin (PSDB), Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), João Amoêdo (Novo), Alvaro Dias (Podemos), Jair Bolsonaro (PSL) e João Goulart Filho (PPL). A propaganda com maior duração será a do PSDB, com 5 minutos e 32 segundos. Já a menor será a do PSTU, com duração de apenas cinco segundos.
Tópicos: eleições 2018