Áureo Delgado, Maria Célia da Costa Delgado, José Ventura e o presidente da Santa Casa, Renato Villela Loures
Ao redor da mesa
Um movimentado jantar marcou a inauguração da mesa oval, na Academia Rio Branco, iniciativa do acadêmico Sérgio Alves que ganhou aplausos.
O novo mobiliário comporta 22 acadêmicos e ganhou até saudação histórica do jornalista Wilson Cid ao lembrar que “além de sua utilidade, a mesa inaugurada pelos comensais foi a primeira referência das pessoas civilizadas e a instituição da comensalidade. Ao redor dela celebraram-se as pazes e os progressos da humanidade. Cristo a preferiu para anunciar a eucaristia”.
Cardápio italiano
A noite foi pontificada por um elogiadíssimo capeletti ao sugo, com pasta feita por dona Neusa Filippe da Silva, que por 52 anos trabalhou com a família Pasquini, ocupando também a presidência da Associação das Domésticas de Juiz de Fora. Coube ao ‘chef’ Antônio, do Buffet Gutierrez Milione, preparar a massa e o lombo, desgustados entre taças dos tintos “Papale”, “Sangiovese de Romagna”, “Cotes du Rhóne”, “Angélica Zapata”, “Castellani Toscano”, “12 e mezzo”, “Amoras” e “Alabastro Quinta da Terrugem Bacalhôa”.
Papo político
Durante o jantar na Academia Rio Banco, o momento político no Brasil, tão cheio de indagações, fez um dos interlocutores lembrar do que disse, certa vez, o saudoso José Oceano Soares: “ninguém sabe de nada, e quem disser que sabe está mal informado”.
Lições de Tancredo
Integrante do restrito grupo de amigos do ex-presidente Itamar Franco, Thales Ramos analisou com Wilson Cid a “rasteira” que o PSB deu no pré-candidato ao governo de Minas, Márcio Lacerda. Eles destacaram duas frases antológicas proferidas por Tancredo Neves em Juiz de Fora:
“Impossível fazer política sem traição”. “Não se faz um presidente sem que seja conhecido, prestigiado e, sobretudo, que tenha sorte”.
Antenado
O trabalho educativo que a Cesama desenvolve sobre a despoluição do Rio Paraibuna vai ganhar um importante aliado. Em cena, a revista “Uso racional da água e saneamento básico”, assinada pelo famoso cartunista Mauricio de Souza, para distribuição nas escolas e encontros comunitários. O sucesso do projeto, no entanto, depende da conscientização de todos de que o rio não é depósito de lixo.
Novo ‘clipe’
O compositor Luizinho Lopes lança, dia 10, no Forum da Cultura, o clipe “No retrato” em parceria com o escritor Iacyr Anderson Freitas e direção de Márcio Moreira. No elenco, atores do Grupo Divulgação. A noite terá, ainda, ‘pocket show’ com Bré Rosário.
Tema polêmico
Dom Gil Moreira se antecipou às discussões, que começam hoje, no STF, sobre a legalização do aborto, até a 12ª semana de gestação. O arcebispo de Juiz de Fora enfatizou: “Deus livre o povo brasileiro desse desastre. Criança não pode ser assassinada, mas protegida”.
A propósito
Logo mais, na Catedral tem hora santa e, amanhã, uma vigília pela vida.
‘Off road’ na pauta
Manoel Resende e o filho Thiago em contagem regressiva para o Ibitipoca Off Road, que começa na manhã deste sábado.
Destaque para o recorde na prova de motos, com 14 categorias e um total de 500 participantes de 144 cidades.
Toque
“Ler é a chave do futuro”
Eliardo França
Voo Livre
A premiada escritora Cecy Barbosa Campos tomou posse na Academia Ubaense de Letras, que comemora 35 anos.
Logo mais, tem Wallace Ferrari no jantar do La Boca.
Antônio Carlos Duarte, Rita Britto, Gedair Reis e Flávio Atílio Costa em clima de ‘niver’ hoje.
A nutricionista Nathália Braga confirmou presença no júri do Miss Gay. Dia 18, no Terrazzo.
Rilse Mara e o filho Marcelo Henrique em ritmo de temporada na Disney.
Hoje e amanhã, no Centro de Estudos do Monte Sinai acontece o 2°Encontro de Estomaterapia da Zona da Mata.
Segunda-feira, na região da Cidade Alta, tem inauguração do estúdio Dynamo 45′.
Após ficar dois anos afastado, o ritmista Ângelo Roberto de Moraes retornou para o grupo italiano Tarantolato.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Instituto Médico Psico-Pedagógico – Imepp, pelo telefone 3217-9917.