O desenvolvimento de destinos turísticos
William C. Domingues Silva, doutor em Turismo e professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
No mês de novembro, estive em Gramado e tive a oportunidade de vivenciar naquela cidade as incríveis experiências associadas ao já consagrado evento Natal Luz, que historicamente ocorre na localidade entre os meses de outubro e janeiro.
Diante disso, e sabendo que Gramado é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, pergunta-se: o que possibilitou a essa cidade alcançar esse diferencial e como se faz para construirmos/desenvolvermos destinos turísticos de sucesso?
Essa tarefa não é simples nem rápida de se executar, contudo de maneira breve irei apresentar aos leitores os caminhos que devem ser percorridos para o sucesso de tal empreitada. Para que se desenvolva a vocação turística de uma localidade, inicialmente, é necessário haver vontade política, participação da comunidade local e de entidades de classe, como as associações comerciais e uma constante interação desses atores com o meio acadêmico.
Por meio de universidades e de centros de ensino, a localidade/região deve necessariamente investir na produção de conhecimentos, na oferta constante de cursos e na formação de quadros nos quatro grandes pilares de interesse dos destinos turísticos consagrados: turismo, hotelaria, gastronomia e hospitalidade, além de investimentos em segurança.
Ao visitarmos Gramado, observamos que todos esses aspectos foram e continuam sendo trabalhados de maneira ininterrupta para a alegria e a ampliação das experiências positivas de milhares e milhares de turistas!
Diante do exposto está dada a receita, contudo de antemão alertamos aos gestores públicos interessados que nesse concorrido mercado das cidades turísticas não existem atalhos, e sim muito trabalho, criatividade e continuidade de ações associadas ao desenvolvimento do destino turístico.
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