Mobilização necessária
Luta pela reestruturação da BR-267, estrada de traçado antigo e perigoso, precisa ser tomada com seriedade por autoridades da região
O acidente ocorrido com uma carreta na última quarta-feira (21) na BR-267, no trecho entre Juiz de Fora e Bicas, deixou a via totalmente interditada por três horas e meia, entre 17h e 20h30. Este foi mais um caso grave dentre os inúmeros acidentes que vêm ocorrendo nesta rodovia, com sérias consequências. Em agosto do ano passado, outro veículo de carga, que levava etanol, já havia se acidentado no trecho, ocasião em que parte da carga de 45 mil litros de álcool vazou, inclusive atingindo o Rio Paraibuna. Também neste caso, houve necessidade de interromper o tráfego na estrada por mais de um dia, afetando milhares de usuários que precisavam circular por ela.
Com a aproximação de mais um período de feriadão, previsto para a última semana do mês, quando se celebra a Semana Santa, novamente há um temor não só dos usuários mas de prefeitos de várias cidades que ficam às margens da rodovia a respeito do que poderá ocorrer nesta via, de traçado antigo, sinuoso, com vários trechos sem acostamento e onde não são permitidas ultrapassagens seguras na maioria do percurso. Nestas ocasiões, crescem o fluxo de veículos e, consequentemente, o risco de acidentes. Durante o carnaval, três jovens vidas foram perdidas no mesmo segmento viário, próximo ao Bairro Floresta.
É fato que, cada vez mais, as rodovias se tornam essenciais para a infraestrutura do país, sendo mais utilizadas diante da necessidade de escoamento da produção e do deslocamento da população, principalmente se dão acesso a cidades-polo, como é o caso de Juiz de Fora para dezenas de cidades da Zona da Mata. O problema desta rodovia vem sendo debatido por chefes do Executivo da região. Pelo menos 20 deles se reuniram na última semana, em Bicas, para discutir a situação da BR-267. Após o encontro, a situação de perigo em que se encontra a rodovia – que não sofre uma importante grande intervenção desde que foi inaugurada em 1975 – será levada a Brasília na próxima semana. O encontro está marcado para o dia 27 com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, e será intermediado pelo deputado Marcus Pestana.
O que se espera, porém, é que o problema não fique restrito aos gabinetes, mas que haja uma profunda mobilização e cobrança de providências reais do Governo federal para que a necessidade de intervenções nesta rodovia seja reconhecida como urgente, podendo ter início um projeto sério de reestruturação que traga mais segurança para os usuários. Lembrando, ainda, que a BR-267 é estratégica na Zona da Mata por fazer a ligação com outras duas importantes vias: a BR-116 (conhecida como Rio-Bahia) e a BR-040.