IEF inicia consulta pública sobre criação do Parque Estadual Serra Negra


Por Marcio Santos

16/10/2017 às 20h54- Atualizada 16/10/2017 às 21h25

Os amantes do ecoturismo poderão ter outra opção de passeio na região, além das belezas do Parque Estadual do Ibitipoca. Isso porque o Instituto Estadual de Florestas (IEF) abriu processo de consulta pública do projeto de criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, unidade de conservação de proteção integral localizada nos municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde. Florestas, cachoeiras, grutas, cânions, campos rupestres, fauna diversificada e espécies endêmicas na área da botânica são alguns dos atrativos que o visitante poderá encontrar. A área a ser preservada possui 6.800 hectares. A título de comparação, o Parque do Ibitipoca, a 90 quilômetros de Juiz de Fora, tem 1.488 hectares.

A expectativa é que a criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira possa ajudar no desenvolvimento das comunidades do entorno, já que a meta para as próximas duas ou três décadas é transformar a região em referência no ecoturismo do país. De acordo com o instituto, além da preservação dos recursos naturais, os municípios serão beneficiados pelo aumento do ICMS Ecológico, além da possibilidade de geração de emprego e renda por meio do turismo ecológico sustentável.

PUBLICIDADE

Audiências públicas promovidas pelo IEF para esclarecer e ouvir as contribuições da população sobre o processo de criação do Parque Serra Negra da Mantiqueira serão realizadas nos quatros municípios: terça-feira (17), em Santa Bárbara do Monte Verde; quarta-feira na Câmara Municipal de Lima Duarte; e na próxima segunda (23) em Olaria. A data da reunião em Rio Preto ainda não foi divulgada.

O IEF informa que os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato com a Gerência de Criação e Implantação de Áreas Protegidas/DIUC/IEF. O instituto reforça, ainda, que haverá atendimento ao público em cada um dos quatro municípios envolvidos, preferencialmente para os proprietários de imóveis localizados total ou parcialmente na área proposta para a criação do parque.
Foram preparados formulários para que as pessoas possam registrar suas manifestações quanto à criação do parque. Eles estarão disponíveis nas câmaras municipais das quatro cidades envolvidas, na sede do circuito Serras do Ibitipoca (em Lima Duarte) e nas agência do IEF em Lima Duarte, Juiz de Fora e Ubá.

Caso seja criado, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira funcionaria de modo semelhante ao de Ibitipoca, com entrada controlada de visitantes, que teriam acesso aos atrativos por meio de trilhas. A diferença é que o novo parque teria quatro entradas, uma em cada município. O controle da unidade ficará a cargo do IEF, assim como ocorre com todos os parques estaduais.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.