Campanha de troca de óleo será realizada na sexta-feira em Guarani

Óleo de cozinha usado deve estar acondicionado em garrafas PET


Por Tribuna

09/05/2018 às 12h10

A campanha “De olho no óleo” será realizada mais uma vez em Guarani, nesta sexta-feira (11), das 13h às 16h, no coreto da Praça Antônio Carlos. Na ocasião, será recolhido óleo de cozinha usado e acondicionado em garrafas PET. A ação ocorre em todas as segundas sextas-feiras de cada mês.

Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais, bastando apenas um litro para contaminar milhares de litros de água, uma vez que impede a troca de oxigênio e mata várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, pode danificar a instalação hidráulica e entupir as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

PUBLICIDADE

Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada, o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.