Datafolha confirma favoritismo de Romeu Zema; Ipec mostra disputa mais acirrada contra Alexandre Kalil
Levantamento do Datafolha mostra Zema com 56% e Kalil com 35%; Ipec aponta 50% para Zema e 42% para Kalil; Cleitinho (PSC) lidera para o Senado, segundo Datafolha
A um dia das eleições no Brasil, os institutos de pesquisa Ipec (fundado por ex-executivos do Ibope) e Datafolha apontam favoritismo do atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). De acordo com o resultado do Datafolha, o candidato pode vencer as eleições já neste domingo (2), ainda em 1º turno. Já o Ipec mostra crescimento de Alexandre Kalil (PSD) nesta reta final e disputa mais acirrada.
No caso do Datafolha, Zema tem 56% das intenções de votos válidos. Já conforme o Ipec, 50%. Em ambas as pesquisas, a margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Alexandre kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, está em segundo lugar nas pesquisas. Conforme o Datafolha, ele tem 35% dos votos válidos. Já o Ipec aponta 42%.
O Datafolha também ouviu a preferência dos eleitores para o Senado. De acordo com a pesquisa, Cleitinho (PSC) lidera a corrida, com 36%, seguido de Alexandre Silveira (PSD), com 31%. Confira o resultado completo.
Datafolha*
Governo de Minas
- Romeu Zema (Novo) – 56%
- Alexandre Kalil (PSD) – 35%
- Carlos Viana (PL) – 5%
- Marcus Pestana (PSDB) – 1%
- Vanessa Portugal (PSTU) – 1%
- Renata Regina (PCB) – 1%
* votos válidos; Cabo Paulo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Lorene Figueiredo (PSOL) foram citados, mas não alcançaram 1%.
Senado
- Cleitinho (PSC): 36%
- Alexandre Silveira (PSD): 31%
- Marcelo Aro (PP): 17%
- Sara Azevedo (PSOL): 5%
- Bruno Miranda (PDT): 5%
- Pastor Altamiro Alves (PTB): 4%
- Irani Gomes (PRTB): 1%
- Dirlene Marques (PSTU): 1%
- Naomi de Almeida (PCO): 1%
Ipec*
Governo de Minas
- Romeu Zema (Novo) – 50%
- Alexandre Kalil (PSD) – 42%
- Carlos Viana (PL) – 4%
- Marcus Pestana (PSDB) – 1%
- Vanessa Portugal (PSTU) – 1%
- Renata Regina (PCB) – 1%
- Lorene Figueiredo (PSOL) – 1%
- Cabo Paulo Tristão (PMB) – 1%
* votos válidos; Indira Xavier (UP) foi citada, mas não alcançou 1%.
As pesquisas
A pesquisa Datafolha foi contratada pela TV Globo e o Jornal Folha de São Paulo e ouviu eleitores entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro. Já o Ipec, contratado pela TV Globo, ouviu eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Ambas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).