Audiência discute presença de doulas em hospitais


Por Tribuna

26/11/2015 às 20h19- Atualizada 26/11/2015 às 20h20

Em Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal, foi discutido o direito a doulas nos partos normais realizados em hospitais de Juiz de Fora. O encontro foi proposto pelo vereador Jucelio Maria (PSB), antecedendo a apreciação de um projeto de lei do parlamentar que defende o parto humanizado e deverá entrar na pauta de votação no dia 2 de dezembro. Os vereadores presentes defenderam a inclusão das doulas para apoio da gestante, assim como também ouviram depoimentos de mulheres que foram impedidas do acompanhamento nos hospitais ou centros cirúrgicos.
O jurista Eduardo Floriano atribuiu a resistência de alguns hospitais à responsabilidade que possuem com a paciente. Ele ainda ponderou sobre a proibição de atividade remunerada dentro de hospital público, razão pela qual é necessário o serviço com caráter voluntário. Durante o parto, as doulas usam bola de exercício físico, massageadores, equipamentos sonoros, bolsas de água quente, entre outras técnicas não farmacológicas para alívio a dor. “Elas suprem a demanda de emoção e afeto num momento de intensa importância e vulnerabilidade”, explicou Jucelio.

 

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.