Vereadores aprovam novo feriado municipal


Por Tribuna

17/11/2015 às 20h06

feriado_marcelo
Lideranças do movimento negro lotaram o plenário (Foto: Marcelo Ribeiro/17-11-15)

Foi aprovada, em primeira discussão, na Câmara Municipal a proposta de criação do feriado municipal no dia 20 de novembro, aniversário da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A proposta, de autoria do vereador Roberto Cupolillo (Betão, PT) recebeu 11 votos a favor e 7 contrários.  O projeto deverá ir a votação em segunda discussão nesta quarta-feira (17). 

Antes da votação, o vereador José Laerte (PSDB) chegou a apresentar pedido de vista, mas a proposição foi derrubada.

PUBLICIDADE

A peça é alvo de restrições de comerciantes e empresários locais, que temem prejuízos financeiros, em contraposição a grupos que defendem ampliar as reflexões na data, que, conforme legislações vigentes, já é dedicada à consciência negra nas esferas federal e municipal.

Na rota oposta do pensamento dos setores empresariais e do comércio, lideranças do movimento negro, que lotaram o plenário, fizeram um apelo pela aprovação do projeto de lei. O entendimento é de que o feriado daria maior visibilidade às questões pertinentes à comunidade negra.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.