Deputado quer disciplinar bolsas de estagiários


Por Tribuna

09/12/2015 às 18h35

O projeto de lei que pretende disciplinar o estágio de estudantes na administração pública de Minas Gerais foi aprovado em primeiro turno ontem pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Assinada pelo deputado estadual Anselmo José Domingos (PTC), o PL defende que a bolsa de estudos ou qualquer contraprestação equivalente não possa ser inferior ao salário-mínimo nacional. Caso a proposição seja validada pelo legislativo, a exigência se dará por uma na legislação vigente no estado.

A matéria foi relatada pelo deputado Vanderlei Miranda (PMDB), que opinou pela aprovação na forma de substitutivo, de forma a corrigir possíveis problemas como a relação do valor pago, a título de estágio, ao salário-mínimo nacional, já que a Constituição veda tal vinculação. A solução encontrada foi fixar o montante a ser pago a estagiários em 290 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), que atualmente correspondem a cerca de R$ 790, valor próximo do atual salário-mínimo. O projeto segue agora para discussão em plenário.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.