Pré-candidatos movimentam JF no fim de semana

Entre sexta e sábado, cidade recebe postulantes à Presidência e ao Governo do estado


Por Renato Salles

08/06/2018 às 07h00

Juiz de Fora volta a entrar no radar de postulantes a cargos majoritários neste fim de semana. Pelo menos três nomes cotados para estar nas urnas nas eleições nacional e estadual de outubro estarão na cidade entre esta sexta-feira (8) e este sábado (9), quando passarão pelo município o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, um dos pré-candidatos à Presidência da República pelo MDB; a líder indígena Sônia Guajajara, pré-candidata à vice-presidência pelo PSOL, na chapa encabeçada pelo coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL); e o senador Antonio Anastasia, que deve voltar a disputar o Governo de Minas Gerais pelo PSDB, após ter exercido a função por duas vezes, entre 31 de março e dezembro de 2010 e 1º de janeiro e 4 de abril de 2014. No próximo dia 15, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), cotada à disputa pelo Senado, também é esperada na cidade.

Pré-candidatos Antonio Anastasia (PSDB), Sônia Guajajara (PSOL) e Henrique Meirelles (MDB) recolocam Juiz de Fora na agenda para o pleito de outubro (Fotos: Divulgação)

Na disputa pela vice-presidência da República, Sônia Guajajara cumpre agenda em Juiz de Fora nesta sexta-feira. Um ato público com a participação da pré-candidata à vice-presidente pelo PSOL está marcado para a noite, a partir das 19h, no Tenetehara Instituto Cultural, na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro São Pedro. De acordo com a descrição de um evento criado no Facebook para apoiadores da pré-candidatura do PSOL e do PCB, a visita de Guajajara contará com uma roda de conversa, em que a líder indígena irá abordar temas sobre os povos originários do país e a questão ambiental, além da situação das mulheres e dos setores oprimidos na conjuntura nacional.

PUBLICIDADE

No sábado pela manhã, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles retorna à cidade para participar de um encontro regional do MDB, na sede da legenda, no Bairro Poço Rico. Em movimentação para mobilizar e convocar a militância e apoiadores a participarem do evento, o presidente do diretório estadual da sigla, o vice-governador Antônio Andrade, defendeu que é chegado o momento de unir e fortalecer o partido para as eleições deste ano. Além de reunir lideranças políticas da região, como o ex-prefeito Bruno Siqueira, pré-candidato ao Senado, os emedebistas devem traçar estratégias visando eleger no estado bancadas expressivas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Governo do Estado
A agenda mais extensa, no entanto, deve ser cumprida na cidade pelo ex-governador Antonio Anastasia. Pré-candidato tucano ao Governo, o senador deve desembarcar na cidade por volta das 14h desta sexta-feira (7), no Aeroporto da Serrinha. Da estação aeroportuária, Anastasia segue direto para o Museu Mariano Procópio para, em seguida, visitar a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste/JF (Cisdeste), que atende a 94 municípios da Macrorregião Sudeste e gerencia a rede de urgência e emergência da região. Os compromissos continuam às 17h, quando o tucano participa de um debate sobre ações paro o desenvolvimento regional da Zona da Mata, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Zona da Mata. Por fim, à noite, participa de jantar organizado pela Associação Comercial de Juiz de Fora.

Outras visitas

Desde o ano passado, Juiz de Fora tem sido visitada por pré-candidatos à Presidência e ao Governo do Estado em suas peregrinações e contatos com as bases. Com relação aos presidenciáveis, desde março do ano passado, já passaram pela cidade o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT); o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB) — que, neste sábado, retorna à cidade pela terceira vez no hiato de um ano; o banqueiro e empresário João Amoêdo (Novo), a jornalista Valéria Monteiro (PMN) e a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB). No último dia 30 de maio, o pré-candidato à presidente pelo PSOL, Guilherme Boulos, também cumpriria agenda na cidade, mas o evento, que aconteceria na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acabou cancelado por conta das dificuldades de deslocamento — e a suspensão de atividades observadas na UFJF — causadas pela recente greve dos caminhoneiros.

Da mesma forma, pré-candidatos ao Governo de Minas também já visitaram Juiz de Fora recentemente. Além do senador Antônio Anastasia, que estará no município nesta sexta, a cidade já computa passagens recentes, com tons eleitorais e de olho no Palácio da Liberdade do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB); do deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM), que, nesta quinta-feira, retornou à região e cumpriu agenda em Goianá; do professor e sociólogo João Batista Mares Guia (Rede), que tem como pré-candidato a vice-governador o empresário e urbanista juiz-forano Eduardo Lucas (Rede); e o empresário Romeu Zema (Novo).

Recentemente, o governador Fernando Pimentel (PT), que vai correr pela reeleição, também esteve em Juiz de Fora, onde, no último dia 21 de maio, inaugurou obras e liberou recursos para obras de melhorias no entroncamento da AMG-3085 e da BR-040, intervenção estimada em R$ 1,5 milhão.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.