TCE promove encontro com prefeitos eleitos


Por Tribuna de Minas

07/11/2016 às 16h27- Atualizada 07/11/2016 às 18h46

whatsapp-image-2016-11-07-at-15-12-00
Foto: Fernando Priamo

Prefeitos e vereadores eleitos de 453 municípios mineiros participam até esta terça (8) de encontro técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no Expominas, em Juiz de Fora. O objetivo é preparar os novos administradores para os desafios de uma gestão pública, conforme explicou o presidente do órgão, Sebastião Helvécio. Desde ontem, uma séria de palestras são apresentadas aos participantes, com temas como “Cuidados essenciais para recebimento e gestão de repasses federais”, “Governança e eficiência” e “Governança fiscal: cuidados com a arrecadação”.

Os prefeitos receberam um diagnóstico de situação, desenvolvido pelo TCE. “Elaboramos uma metodologia chamada de ‘Índice de Efetividade da Gestão Municipal’, que identifica o desempenho de cada cidade em sete eixos: saúde, educação, saneamento básico, defesa das cidades, meio ambiente, gerência de TI e receita. Chegamos aos resultados após alimentarmos um sistema com 143 técnicas de informação, cujos dados foram disponibilizados pelos próprios municípios e posteriormente checados e validados pelos técnicos do TCE.”

PUBLICIDADE

Estão previstos outros dois encontros em Minas Gerais este mês, um em Araxá e outro em Belo Horizonte. Ao fim, o TCE pretende entregar o índice para prefeitos eleitos dos 853 municípios do estado. Conforme Helvécio, os dados serão divulgados a partir de dezembro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.